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Livia Barbosa 21 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M estilodevidaeposiçãosocial,comoexis- tianas sociedades tradicionais reguladas por leis suntuárias, diferentes teorias advogam diversos graus de vinculação entre estilos de vida e status (hierarquia de superioridade e inferioridade), classe e capital social dos indivíduos. A esse respeito, podemos identificar três dife- rentes posições. Aprimeiradelas éassociadaaosociólo- go francês PierreBourdieu, apresentada emseu livro LaDistinction . Segundoeste autor, status é expresso acima de tudo peloestilodevidae representaadimen- são simbólica da classe, que não deve ser reduzida, unicamente, a relações econômicas. Para Bourdieu, a relação entreestastrêsdimensões– status,classe eestilodevida–nãoécontingente,mas qualquer teordecriatividadeeoscoloca como vazios motivacionais. O efeito trickle down da moda (sempre de cima para baixo) tem sido contestado a partir da existência de modas que afloraram, justamente, embaixoda pirâmide social e se disseminaram em direção ao topo, embora,recentemente,GrantMcCraken procurerecuperaravalidadedesteefeito. Outroaspectoaconsideraréaexistência de grupos de referências claramente delineados, que parecemnão encontrar respaldo na relação entre os grupos sociais do mundo contemporâneo. Por fim, mas não menos importante, as limitações existentes no tratamento da moda – particularmente das roupas no caso da abordagem semântica – como uma linguagem. 2. ESTILO DE VIDA – ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS Embora hoje não exista, institucional- mente, uma relaçãodehomologiaentre homóloga. Esta homologia é mediada pelo habitus de classe, um “conjunto dedisposiçõespara”, no interior doqual osmembrosdeumadeterminadaclasse social são socializados e que é oriundo de determinadas condições objetivas das classes.O habitus de classe produz, assim,umaunidadesemânticaemtodos os domínios do consumo – do cultural ao de bens provisionais – que materia- liza dentro da estrutura social estilos de vida internamente coerentes, mas con- trastantes, que sãoexpressospelostatus. Este é o espaço onde são travadas as lutas simbólicas entre as classes sociais nasquais seprocurademarcaras frontei- A PRINCIPAL FUNÇÃO DA MODA É FIXAR A INSTABILIDADE DA IDENTIDADE SOCIAL COLETIVA QUE OSCILA ENTRE DIFERENTES TIPOS DE TENSÕES. Ð Foto: Chris Greene
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