Capa2.indd

N Edi torial EXPEDIENTE C ONSELHO EDITORIAL Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso J. Roberto Whitaker Penteado E DITOR J. Roberto Whitaker Penteado MTB n o 178/01/93 e-mail: jrwp@espm.br C OORDENAÇÃO E DITORIAL Lúcia Maria de Souza E DITORA DE A RTE Miriam Duenhas C APA Miriam Duenhas/Foto: iStockphoto - Lise Gagne R EVISÃO Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio Carlos Moreira R EDAÇÃO Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 – Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br PARA ASSINAR, LIGUE: (0XX11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (0XX11) 5085-4646. SITE: WWW.ESPM.BR I MPRESSÃO Editora Referência Rua François Coty, 228 – CEP 01524-030 Tel.: (11) 2065-0766 – Fax: (11) 2065-0721 e-mail: grafica@editorareferencia.com.br D ISTRIBUIDOR E XCLUSIVO Fernando Chinaglia Distribuidora S/A R EVISTA DA ESPM – uma publicação bimestral da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentarem ma- térias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. D IRETORIA E XECUTIVA DA ESPM Luiz Celso de Piratininga Figueiredo - Presidente ● Alexandre Gracioso ● Elizabeth Dau Corrêa ● Emmanuel Publio Dias ● J. Roberto Whitaker Penteado I NSTITUIÇÃO M ANTENEDORA C ONSELHO D ELIBERATIVO Armando Ferrentini – Presidente ● Alex Periscinoto ● Armando Strozenberg ● Avelar Vasconcelos ● Décio Clemente ● GeraldoAlonso Filho ● Hiran Castello Branco ● João De Simoni Soderini Ferracciù ● Luiz Marcelo Dias Sales ● Nelson Ortega ● Ricardo Fischer C ONSELHO F ISCAL Títulares - José Francisco Queiroz - Presidente ● Luiz Fernando Furquim ● Roberto Duailibi Suplentes - Petrônio Corrêa ● Waltely Longo A SSOCIADOS Alex Periscinoto ● Altino João de Barros ● Álvaro Novaes ● Antonio Jacinto Matias ● Armando Ferrentini ● Armando Strozenberg ● Avelar Vasconcelos ● DécioClemente ● FranciscoGracioso ● GeraldoAlonso Filho ● Hiran Castello Branco ● Jayme Sirotsky ● João De Simoni Soderini Ferracciù ● João Roberto Marinho ● JoãoVinicius Prianti ● José BonifáciodeOliveiraSobrinho ● JoséFranciscoQueiroz ● José Heitor Attilio Gracioso ● Luiz Carlos Brandão CavalcantiJr. ● LuizFernandoFurquim ● LuizMarcelo DiasSales ● MarcelloSerpa ● NelsonOrtega ● Octávio Florisbal ● Orlando Marques ● Percival Caropreso ● Petrônio Corrêa ● Ricardo Fischer ● Roberto Civita ● RobertoDuailibi ● RobertoMartensen ● SaïdFarhat ● Sérgio Reis ● Waltely Longo E ESTILO DE VIDA - a história da humanidade, as fases de maior esplendor do que hoje chamaríamos de “indústria da moda” sempre coincidiram com as épocas de enriquecimento rápido, turbulência econômica e social e (por que não dizer) depravação moral. Houve época, na Roma antiga, em que se gastavam fortunas para organizar grandes jantares para o mundo político e financeiro. Mas só conseguiam atrair a atenção de Petronius, o árbitro da moda dos romanos, se incluíssem sacrifícios de seres humanos, devorados por peixes carnívoros. Francisco Gracioso Presidente do Conselho Editorial da Revista da ESPM Se estivermos certos, a turbulência do mundo de hoje irá propiciar uma nova explosão de coisas excêntricas. Quanto mais inseguras, inquietas ou infelizes as pessoas se sentem, mais elas procuram refúgio – para suas angústias e frustrações – nas roupas de grife, restaurantes badalados e jóias vistosas. Como dizia um velho anúncio da De Beers, só há três ocasiões em que a beleza das mulheres se torna realmente majestosa: quando estão amando, quando esperam um filho e quando ostentam um colar de diamantes. Dito assim, tudo parece fácil. Bastaria encontrarmos um ponto sensível da alma humana, oferecer uma poção milagrosa e faturar alto. Mas não é bem assim. Existem caminhos secretos que só os iniciados conhecem e que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso no mundo da moda. Nas páginas que seguem, o leitor interessado no assunto encontrará artigos de especialistas, debates e entrevistas que nos ajudam a penetrar nos segredos da moda. Nossos colaboradores trazem também muitos subsídios para quem deseja participar desta polêmica: além de conseqüência, a moda pode ser também condicionante do estilo de vida? A Revista da ESPM sente-se orgulhosa desta coletânea reunida pela primeira vez no Brasil. Boa leitura! TUDO A VER MODA

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx