Capa2.indd

30 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 Do Templo da moda ao Fashion Week música “Mania deVocê” de Rita Lee, criação da agência Fox e produção da Uggla Filmes, premiada com o Grand- Prix do Prêmio Profissionais do Ano. No vídeo umcasal se despia, embalado pela trilha “ meu bem você me dá água na boca/vestindo fantasias, tirando a roupa...”. A “ousadia” do comercial e a polêmica na imprensa em torno dele foi assunto do “Fantástico” no fim-de- semana. O fabricante potencializava as vendas da linha Kanvas da Ellus. Era só o começo. Mais tarde, já nos anos 80, Calvin Klein promove uma outra campanha, igualmente polêmica, com valores de rebeldia e comportamentais muito mais acentuados, inspirada no anúncio“Nothingstoodinthewayofher and her Calvins” com Brooke Shields, publicado nos Estados Unidos. ROUPA DE BAIXO TAMBÉM É MODA O jeans aposentou as combinações, anáguas e sutiãs enormes que aValisère, desde a década de 50, destacava na mídia como produtos de resistência e qualidade para a mulher. A exemplo QUEBRA DE PARADIGMAS COM “O PRIMEIRO SUTIÔ, DA W-BRASIL. UM DOS 100 MELHORES COMERCIAIS DO MUNDO NO ROLO HISTÓRICO ELABORADO POR BERNICE KANNER. HAVAIANAS DESTACAVA AS CORES E A MACIEZ DO PRODUTO, DIFEREN- CIAIS EVALORESNOSEUREPOSICIONAMENTOFASHION. CAMPANHADA ALMAP/BBDO EM 2002/2003. da roupa de cima, a roupa de baixo incorpora na comunicaçãoosmesmos valores e referências. Quebram-se paradigmas: Neil Ferreira e Zaragoza (DPZ) criam a figura de um pintinho (o bicho) para vender as cuecas Zorba; WashingtonOlivetto, Camila Franco e Rose Ferraz (W-GGK) exploram a an- siedade e os conflitos de uma adoles- cente emtornodo “oprimeiro sutiã” da Valisère; no ano Seguinte (88), Mauro Matos e Cristóvão Martins (Contem- porânea) põem no vídeo mulheres FERNANDINHO O DA “BONITA CAMISA...” EM PREMIADÍSSIMA CAM- PANHADATALENT PARAAS CAMISAS US-TOP, NA DÉCADA DE 80.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx