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Cecília Mattoso 33 SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 – R E V I S T A D A E S P M sta frase da personagem Miranda Priestley (Meryl Streep) no filme “O diabo veste Prada” mostra como as pessoas que achamque não têmnada a ver com a moda, também estão en- volvidas na trama.Você pode não ligar a mínima para moda, mas certamente você será referência para aqueles que se interam no mundo “fashion”, sim, uma referência negativa! Fornecer ao sistema de classificação dominante o conteúdo mais adequado para valori- zar o que se tem (Bourdieu, 2007) é uma forma de se criar uma identidade social que valorize quem determinou a classificação. Afinal, a moda cria uma identidade ou a identidade é formada pelamoda? Esta questão remete a uma reflexão sobre a formação de identidade. O significadode identidade vemdo latim Idem , que é o mesmo, e Entidade, ou seja, amesma entidade. Neste sentido a moda mostra que aquele grupo de pessoas que a aderiu tem algo em comum. Mas como se forma a identidade? Essa é uma questão bastante polêmica. Do ponto de vista sociológico, a identi- dade se forma e se ancora no mundo social. Quando este mundo, que é o caso da pós-modernidade, sofre transformações rápidas e estruturais, o sujeito perde suas principais refe- rências (Hall, 2006). Transformações na sociedade moderna estão fragmentando “a paisagem cultural de classe, gênero, sexualidade, etnia, raça e na- cionalidade, que, no passado, nos tinham fornecido sólidas localizações como indivíduos sociais... estão também mu- dando nossas identidades pes- soais, abalando a idéia que temos de nós próprios como sujeitos integrados” (Hall, 2006, p.9). Já a formação de identidade psicoló- gica solicita a constituição de valores e princípios norteadores na construção da diferença entre um indivíduo e outro. A identidade psicológica é gerada pela socialização e garantida pela individualização. A estabilidade psicológica do indivíduo deve intera- gir com o processo de socialização (Jacques, 1998). E FORNECERAOSISTEMADE CLASSIFI- CAÇÃODOMINANTEOCONTEÚDO MAIS ADEQUADO PARAVALORIZAR O QUE SE TEM É UMA FORMA DE SE CRIAR UMA IDENTIDADE SOCIAL QUE VALORIZEQUEMDETERMINOU A CLASSIFICAÇÃO. PIERRE BOURDIEU Vinicius Vieira de Souza Afinal, a moda cria uma identidade ou a identidade é formada pela moda? O significado de identidade vem do latim Idem , que é o mesmo. Google images
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