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Moda: e você acha que não tem nada a ver com isso? 34 R E V I S T A D A E S P M – SETEMBRO / OUTUBRO DE 2008 A chamada crise de identidade do cenário pós-moderno refere-se justa- mente a essa falta de referências es- táveis. Do ponto de vista do equilíbrio psicológico, o sujeitoprecisade valores e princípios estáveis para manter-se indivíduo, mas como buscá-los num AMODAPOSSUI UMSIGNIFICADO CULTURAL ATRAVÉS DO QUAL REPRODUZIMOS NOSSO SISTEMA DE RELAÇÕES SOCIAIS. POR SER UM DISPOSITIVO SOCIAL, ELA ORIENTA O COMPORTAMENTO E ESTÁPRESENTENA INTERAÇÃODO HOMEM COM O MUNDO. HERBERT G. BLUMER Google images cultura e de relacionamento social, podendo traduzir maneiras de ser e de estar que dêem um senso de direção pessoal e social ao indivíduo. Dessa forma, a moda pode ter um papel importante de suporte ao indivíduo, na definição de seu ser fragmentado. E você achou que amoda não temnada a ver com você? Lipovetsky (1989) refere-se à cen- tralidade da moda nas sociedades contemporâneas, o que a constitui como força efetiva na produção e reprodução social. A moda que surgiu como um fenômeno muito localizado na modernidade, restrito aos estratos sociais dominantes, tornou-se onipresente e com força hegemônica na atualidade; e se até há poucas décadas ainda estava restrita a determinados estratos da população, hoje encontra-se fortemente em faixas SEGUNDO HAWKINS“O ESTILO DE VIDA É, BASICAMENTE, COMO UMA PESSOAVIVE. É COMOO INDIVÍDUO REPRESENTA A AUTO-IMAGEM, E É DETERMINADO PELAS EXPERIÊNCIAS PASSADAS, CARACTERÍSTICAS INATAS E SITUAÇÃO ATUAL. Titian - Venus with a Mirror mundo de impermanência, múltiplo e instável? Esse embate parece ter sido solucionado através da fragmentação da identidade, que permite diversos modos de ser (Nascimento, 2006). O consumo é um fenômeno cultural, que envolve significados partilhados socialmente.Amodapossui umsignifi- cadocultural através doqual reproduzi- mos nosso sistema de relações sociais. Por ser umdispositivo social, elaorienta o comportamento e está presente na interação do homem com o mundo (BLUMER, 1969). No mundo atual, o consumo se tornou o foco central da vida social. É por meio do consumo queaspessoas comunicamseus valores e se diferenciam socialmente (BAR- BOSA, 2004).Os produtos se tornaram uma importante forma de reproduzir
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