Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010
R E V I S T A D A E S P M – setembro / outubro de 2010 100 DE MODO GERAL, O CURSO ESTÁ APOIADO SOBRE QUATROGRANDES NÚCLEOS DE FORMAÇÃO, QUAIS SEJAM: O PRIMEIRO É O NÚCLEO de Formação Básica , que reúne disciplinas de fundamenta ção humanística e de embasamento conceitual e cultural indispensáveis para a compreensão crítica das várias áreas da Ciência da Comu nicação e de outras ciências que lhe agregam conhecimentos. É o núcleo que capacita o aluno a compreender os principais valores do homem e da sociedade, colaborando para o desenvol vimento das dimensões humanas e sociais/ cidadãs. Aomesmo tempo, busca fundamentar destacadamente a apreensão dos significados simbólicos construídos e/ou difundidos pelas indústrias/serviços midiáticos, preparando-o para buscar constantemente novos conheci mentos no decorrer de sua vida profissional. OSEGUNDOÉONÚCLEO de Profissiona- lização e Instrumentação em Jornalismo , que reúne as disciplinas específicas da área da comunicaçãosocialvoltadasparaahabilitaçãoem pauta: jornalismo. Com estas, há uma evolução desdeos fundamentos teóricosatéodomíniodos conceitose técnicasdasprincipais ferramentasde Comunicação no campo jornalístico, propondo umelevadograudeconhecimentoteóricoedeex periêncianoseu futurocampodeatuação.Diante das novas demandas sociais e das possibilidades da convergência tecnológica e de conteúdos, propõe-se que o aluno possa conhecer e apro fundar as principais práticas do jornalismo, com embasamento teórico-crítico, através de projetos interdisciplinares experimentais. O TERCEIRO NÚCLEO é o de Comunica- ção Corporativa , que reúne as disciplinas cujo aprendizado vai permitir ao aluno de senvolver intimidade com as especificidades e demandas das organizações que vão servir como campo de atuação profissional nas áreas de assessoria de comunicação, comunicação institucional ou comunicação corporativa em geral, facilitando o diálogo e as inter-relações com os diversos públicos de interesse com os quais se relacionam as diversas organizações na sociedade contemporânea. O QUARTO NÚCLEO é o de Comunicação com o Mercado, que reúne as disciplinas cujo aprendizado vai permitir ao aluno desenvolver conhecimentos para atuar de modo coerente no ambiente de mercado em que se situam tanto as empresas jornalísticasquantoasorganizaçõesem geral nasquais elepoderáatuar comoprofissional de comunicação responsável pela relação entre a organização e seus públicos. 1 O 2 O 3 O 4 O
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