Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010

setembro / outubro de 2010 – R E V I S T A D A E S P M 101 CARLOS ALBERTO MESSEDER Diretor do Curso de Comunicação da ESPM-RJ e Coordenador Nacional do Curso de Jornalismo. LUIZ FERNANDO GARCIA Diretor Nacional do Curso de Comunicação da ESPM. JANINE MARQUES PASSINI LUCHT Coordenadora do Curso de Jornalismo (Porto Alegre). MARIA ELISABETE ANTONIOLI Coordenadora doCurso de Jornalismo (SãoPaulo). ES PM NOTAS 1. CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, socie- dade e cultura . São Paulo: Paz e Terra, 1999, Volume 3, p. 424. 2. McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem . São Paulo: Cultrix, 1969. 3. ÁLVAREZ,JesusT. Gestãodopoderdiluído .Lisboa:Colibri,2006. 4. PAIVA, Raquel. O Espírito comum: comunidade, mídia e globalismo . Petrópolis: Vozes, 1998. 5. CHRISTOFOLETTI, R.; MOTTA, L. G. Observatórios de mídia: olhares da cidadania . São Paulo: Paulus, 2008. 6. FRANCISCATO, C. E. A fabricação do presente - Como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas socie- dades ocidentais . São Cristóvão (SE): Editora Universidade Federal de Sergipe, 2005. v. 1. 273 p. 7. WEAVER, David (ed.). The global journalist . New Jersey: Hampton, 1998. 8. MARQUES DE MELO, José. Jornalismo: compreensão e reinvenção . São Paulo: Saraiva, 2009. p. 233-5 9. CHAPARRO, Manuel Carlos. Linguagem dos conflitos. Coimbra . Minerva, 2001. p.43-58. 10. SANTOS, Rogério. A negociação entre jornalistas e fontes . Coimbra: Minerva, 1997. 11. MEYER, Philip. Os jornais podem desaparecer? São Paulo: Contexto, 2004; MINDICH, David. Tuned out: why americans under 40 don´t follow the news . NewYork: Oxford University Press, 2005; SANTT´ANA, Lourival. O destino do jornal . Rio de Janeiro: Record, 2008. 12. MARQUES DE MELO, José. A opinião no Jornalismo Brasileiro . Petrópolis: Vozes, 1985. 13. MCDOUGALl, Curtis. Newsroom problems and policies . New York: Dover, 1963. 14. LUHMANN, Niklas. A realidade dos meios de comuni- cação . São Paulo: Paulus, 2005. 15. VIZEU, Alfredo (org.). A sociedade do telejornalismo . Petrópolis: Vozes, 2008. 16. MOREIRA, Sonia Virginia. Rádio em tansição: tecnolo- gias e leis nos Estados Unidos e no Brasil . Rio de Janeiro: Mil Palavras, 2002. 17. TRAQUINA, Nelson & MESQUITA, Mário. Jornalismo Cívico . Lisboa: Horizonte, 2003. 18. MATTOS, Sergio. O contexto midiático . Salvador: IHGB, 2009. 19. SODRÉ,Muniz– Anarraçãodofato .Petrópolis,Vozes,2009. 20. MINDICH, David. J ust the facts: how “objectivity” come to define american journalism .NewYork: NewYork University Press, 1998. 21. BOCZKOWSKI, Pablo. Digitalizing the news .Cambridge: MIT Press, 2004. 22. MARQUES DE MELO, José. Jornalismo: forma e con- teúdo . São Caetano: Difusão, 2009. 23. KUNCZIK, Michael – Conceitos de jornalismo: norte e sul . São Paulo: EDUSP, 1997. 24. D`ALMEIDA, Nichole. Societé du jugement . Paris: Armand Colin, 2007. 25 BUCCI, Eugenio. Em Brasília 19 horas . Rio de Janeiro: Record, 2008. 26. MOTTA, Luiz Gonzaga. Narratologia . Brasília . Casa das Musas, 2005;GUIRARDO, Maria Cecília. Reportagem:a arte da investigação . São Paulo: A&C, 2004; MEDINA, Cremilda. Povo e personagem . Canoas: ULBRA, 1996. 27. BERBAL, Sebastá; CHILLON, Luis Albert. Periodismo informativo de creación . Barcelona: Mitre, 1985; KUNSCH, Dimas. Maus pensamentos: os mistérios do mundo e a re- portagem jornalística . São Paulo: Anablume, 2000. 28. ARAÚJO, Lúcia (org.) Comunicação e transformação social: a trajetória do Canal Futura . São Leopoldo: Unisinos, 2008. Assim, acreditamos ter desenvolvido um curso capaz de acompanhar as principais tendências do mercado contemporâneo de informação, tanto no que se refere ao novo ambiente tecnológico quanto às novas demandas dos relacionamentos sócio-econômico-político-culturais. Poroutro lado, o jornalista formado nessa perspectiva será capaz de atuar emdiferentes ambientes profissionais tais como: as redações de jornal, os novos espaços de produção de informação e notícia que venham a surgir no futuro próximo ou mesmo as áreas de comunicação corporativa estrategicamente vitais para as diferentes organizações produtivas, hoje. Esperamos, desta forma, estar contribuindo de modo inovador para a formação profissional no campo do jornalismo bem como para o fortaleci­ mentodademocratizaçãono campodaprodução de informação e notícia. ES PM

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