Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010
R E V I S T A D A E S P M – setembro / outubro de 2010 102 Imagens: Divulgação LEITURA recomendada Susan Gunelius T radução : Cristina Yamagami BASTIDORES DA PLAYBOY – O JEITO PLAYBOY DE GERIR UMA MARCA EDITORA SARAIVA SÃO PAULO – 2010 264 P. – R$ 44,90 ComUS$8.000eosonhodecriarumarevista masculinadeestilodevidaquegostariadeter, HughHefnercriouaprimeiraediçãodarevis- ta Playboy na mesa de sua cozinha. Passado maisdemeioséculo,aempresatornou-seum fenômeno,eHefnercontinualembradocomo o rosto e o maior defensor da marca. SusanGuneliusrevelacomoumamarcaasso- ciadacomsexosobreviveueprosperouapesar deataquesvindosdetodasasdireçõesemum mercado cada vezmais competitivo e satura- do. Mostra como Hugh Hefner vivenciou a promessadamarcaPlayboy,tornando-auma dasmarcasmaisreconhecidasdomundo.Esta é uma história de determinação, dedicação e convicção em um produto. É a história da construçãodeumamarca,dodesenvolvimen- to de seu valor e de sua longevidade. “ Mais do que uma grande história contada com maestria, é também uma excelente lição para qualquer pessoa interessada em saber o que é ne- cessário para desenvolver uma marca poderosa. ” A llen A damson Susan Gunelius é presidente e CEO da Key SplashCreative,Inc.,empresadecomunicação de marketing, tendo também gerenciado e implementadoprogramas demarketingpara algumas das maiores empresas do mundo, incluindo divisões da AT&T e do HSBC. Daniel Costa ENDOMARKETING INTELIGEN- TE – A EMPRESA PENSADA DE DENTRO PARA FORA EDITORA DUBLINENSE PORTO ALEGRE – 2010 144 P. – R$ 42,00 Empresas que contam com colaboradores motivados se tornam mais rentáveis, sólidas e competitivas. Mas como tornar as pessoas engajadas, satisfeitas e realizadas em seu ambiente de trabalho? Este é um dos atuais desafios da área de Recursos Humanos das corporações:promoveramotivaçãoegarantir o comprometimento dos indivíduos, mobi- lizando esforços de atração, engajamento e retenção de talentos. Através de uma proposta dinâmica de auto- conhecimento organizacional, a obra propõe à empresa pensar a si mesma de dentro para fora,reconhecendosuaspotencialidadesefor- çasinteriorescomodiferenciaiscompetitivos. Este conceito sinaliza que a empresa perceba a importância representada pela sua menor fração divisível: o ser humano. O livro une aspectos acadêmicos e práticos do endomarketing, assunto que apenas há uma década passou a integrar a agenda das prin- cipais corporações. O autor embasa o assunto valendo-setambémdeexperiênciasempíricas, adquiridas na coordenação de projetos de endomarketing e comunicação interna para empresascomoAESBrasil,BrasilFoods,CSN, Renault do Brasil, Thyssenkrupp, Transpetro, REFAP,GrupoRBSeJohnDeere,entreoutras. Daniel Costa é um dos dirigentes da Santo deCasa: Endomarketing (www.santodecasa. net),ondeatuaemgestão,pesquisa,consulto- ria e planejamento, além de ministrar cursos e palestras em todo Brasil. Heródoto Barbeiro POR DENTRO DO MUNDO CORPORATIVO EDITORA SARAIVA SÃO PAULO – 2010 216 P. – R$ 34,90 Já conhecido por seus programas em rádio e TV, Heródoto Barbeiro escreve nova obra. O livro Por Dentro do Mundo Corporati- vo traz uma seleção de personalidades entrevistadas no programa CBN Mundo Corporativo. Nessas entrevistas, Heródoto se debruça sobre estratégias, técnicas de motivação, desenvolvimento de compe- tências, quebra de paradigmas. São entrevistas precisas, esclarecedoras e informativas. Algumas são muito diver- tidas, outras bastante sérias, mas todas exatamente no ponto certo. Um livro para inspirar mudanças, crescimento e transformação. Heródoto Barbeiro é jornalista e apresenta o Jornal da CBN e o Jornal da TV Cultura e é Gerente de Jornalismo do Sistema Globo de Rádio – SP. Conquistou vários prêmios: “Comunique-se” (rádio e TV), “Ayrton Senna”, Unesco, APCA, “Líbero Badaró” e “Ateneu Rotário”.
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