Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010

setembro / outubro de 2010 – R E V I S T A D A E S P M 103 Sandrine Lage SUSTENTABILIDADE NA MÍDIA - O PODER DE (IN)FORMAR EDITORA ENVOLVERDE SÃO PAULO – 2009 130 P. – R$ 55,00 “ Uma das melhores pesquisas já empreendidas por uma jornalista na busca do que seria o novo papel das mídias no século 21 ” é como Ricardo Young,responsávelpeloprefácio,defineaobra que desafia o setor da mídia a refletir sobre a agenda da sustentabilidade, colocando o enfoque numa referência mundial: o diário britânico The Guardian . Pormeiodeumaprofunda análise e compila- ção de autores, Sandrine procura demonstrar asimplicaçõessociopolíticaseético-filosóficas dodesenvolvimentosustentáveleseuimpacto nos veículos de comunicação. Existem pelo menos três aspectos paradoxais que afetama capacidade e que estão aqui analisados: a na- tureza dependente do mercado de consumo; o aprisionamento ideológico às premissas do desenvolvimento insustentável; e a natureza empresarial da atividade da mídia, ou seja, focada no lucro. A autora situa os veículos como forças indis- pensáveis para a transformação da superes- trutura e procura entender as implicações dessa dimensão no comportamento geral da sociedade e dos seus agentes, cobrando da mídia umpapel de vanguarda que há tempos já foi abandonado. Sandrine Lage é mestre em Sustentabilidade pelaUniversidadedeCranfield(ReinoUnido), editorialista e palestrante. Iara Silva da Silva e Mariângela Machado Toaldo PUBLICITÁRIOS + ANUNCIANTES: A DINÂMICA DE UMA RELAÇÃO COMPLEXA EDITORA ENTREMEIOS PORTO ALEGRE – 2010 146 P. – R$ 20,00 Nestelivro,asautorasdescortinamosbastido- resdorelacionamentoentreagênciasdepubli- cidadeeanunciantes,apartirdeumapesquisa exploratória, qualitativa com publicitários e gestores demarketing das empresas clientes. O cenário aponta para uma relação permea­ da por diversos conflitos, em função de as estruturas das agências de publicidade já não daremconta de todas as demandas do cliente (anunciante). As mudanças propiciadas pela tecnologia exigem novas posturas, porém, ainda não foram encontradas respostas para esses questionamentos. Esse conjunto de fatores gera “uma crise de identidade” das agências de publicidade, que é estimulada por problemasnadefiniçãodaremuneraçãopelos seusserviçosepeladesconfiançadoanuncian- te face à lisura na aplicação das suas verbas. Iara Silva é doutora emComunicação Social, mestre emAdministração de Empresas, com mais de 20 anos de experiência na gestão das áreas de Comunicação eMarketing. Mariân­ gelaToaldoédoutoraemComunicaçãoSocial, CoordenadoradoNúcleodePesquisaESPM/ RSemembrodoCONAR.Ambassãoprofes- soras da ESPM/RS. Alberto Ajzental HPM – HISTÓRIA DO PENSAMENTO EMMARKETING EDITORA SARAIVA SÃO PAULO – 2010 244 P. – R$ 48,00 Deformaobjetiva,oautorconciliateoriaeprá- ticaaorelacionaroconhecimentoacadêmicoà realidade de mercado. Trata sobre o domínio da teoria da disciplina, as várias escolas de pensamentoeapresentaodebatemaisrecente sobre o assunto. São apresentadas as escolas: Commodity, Funcional, Regional, Institucional, Fun- cionalista, Gerencial, Comportamento do Consumidor, Ativista, Macromarketing, DinâmicaOrganizacional,SistêmicaeTrocas Sociais, assim como surgiram e evoluíramos tópicos Marketing Mix, Marketing Concept, Precificação, Canal, dentre outros. Ao tornar acessível a evolução deste tema, através dos principais artigos dos expoentes acadêmicos da área, Ajzental apresenta o dinamismo e evolução da disciplina, além do contexto em que ocorreu e, de forma simultânea, proporciona que seja ampliado o horizonte e aprofundado o conhecimento de estudantes, pesquisadores e demais aca- dêmicos, assim como de profissionais das áreas de Marketing, Administração, Gestão e Propaganda. Alberto Ajzental é professor de Marketing e Estratégia de Empresas I e II, Casos e Proble- mas Econômicos I e Complexidade Aplicada à Economia, da Escola de Economia da Fun- dação Getulio Vargas (EESP – FGV).

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