Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010

SUMÁRIO executivo R E V I S T A D A E S P M – setembro / outubro de 2010 106 Carta a um jovem jornalista ALBERTO DINES PÁG. 22 O autor explica em seu artigo o sentido do título, dirigindo-se especialmente aos jovens que sonham ou já estão na profis- são. De início, deixa claro que jornalismo não é uma simples profissão, mas uma profissão aliada a um estado de espírito. Em seguida, o autor historia as origens remotas da imprensa, fixando-se nos boletins (chamados de “ gazzettas ”), dos mercadores venezianos. Desde então, a imprensatemsidoumregistrofieldetudo o que aconteceu neste mundo. No Brasil nãofoidiferente.Consultandoosjornaisda época, saberemos queoSetedeSetembro foi umfactoide, criado três anos depois do fato.Mashouvemuitoshiatos,provocados semprepelacensuraoficial.Portanto,como conclui o autor, cabe ao jovem jornalista pesquisarecompreenderascircunstâncias e as técnicas que fizeram o jornalismo do passadoantes de concentrar-senasmara- vilhas digitais do futuro. “Igreja”, “Estado” e certas circunstâncias EUGÊNIO BUCCI PÁG. 26 Desdemuito tempo, as palavras “Igreja” e “Estado” são usadas, nas melhores empresas jornalísticas, para apelidar a área editorial e a área comercial. Do lado da “Igreja” (o lado editorial), ficam os jornalistas que, ao menos em tese, pen- sam apenas nos interesses do leitor. Do lado comercial (o “Estado”), trabalham aqueles que vendem anúncios, fazem o marketing, cuidam da circulação e ge- renciama vidafinanceirada companhia. Elesseidentificamesustentamosvalores éticos da organização, é óbvio, mas sua rotina é pensar em dinheiro. Baseadas nessa divisão, as companhias desen- volveram um método de administração que evita que os interesses do “Estado” contaminem a vida na “Igreja”, com o objetivo de preservar a credibilidade. A credibilidade, claro, é o núcleo do valor queproduzem.Deumasdécadasparacá, no entanto, esse método tem conhecido muitos questionamentos e múltiplas variações. Em certas publicações, as ações conjuntas entre o departamento de publicidade e a redação se tornaram bem intensas. É o caso, como mostra o artigo, das revistasde celebridades. Essas proximidades são legítimas? Ferem o interesse públicodo jornalismo? Ferema lucratividadedas empresas?Noextremo, valeperguntar: revistas comoessas, asde celebridade, fazem jornalismo ou fazem entretenimento? Se fazem entreteni- mento, devem seguir o método “Igreja/ Estado” ou estão dispensadas disso? Nesses casos, a separação entre “Igreja” e “Estado” ajuda ou atrapalha a saúde do negócio? Essas e outras perguntas são respondidas nesse artigo, um pouco mais longo que o habitual. Jornalismo: profissão livre ou regulamentada? TAÍS GASPARIAN PÁG. 46 Aprofissãodejornalistanecessitadequa- lificaçãotécnicaouprofissionalespecífica com vistas à proteção da coletividade? A exigência de diploma é compatível com a Constituição Federal? O artigo tece comentários sobre a exigência de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão, contemplando o julgamen- to do Supremo Tribunal Federal que extinguiu a obrigatoriedade contida em Decreto-Lei de1969eanalisaa legislação de outros países sobre o assunto. Repórteres e assessores de imprensa LEONARDO MANCINI E OCTACILIO FREIRE PÁG. 52 Desde que os primeiros jornalistas dei- xaram as redações para trabalhar em empresas eoutrasorganizações, discute- se a questão do status profissional do assessor de imprensa. Segundo alguns autores, os assessores não poderiam ser considerados jornalistas, pois contrariam o princípio básico da ética da profissão, a defesa do interesse público. No entanto, o jornalismo, antes de ser profissão, é uma ideologia difusa, que carrega inconsistências e contradições, frutos da evolução das práticas profissio- nais, da sociedade e das expectativas co- merciais da indústria jornalística. Nesse contexto, oartigomostraque repórterese assessores de imprensa são profissionais irmãos, norteados pela mesma matriz ideológica, o jornalismo, edistintos,mais do que tudo, pela prática cotidiana. Uma radiografia do jornalismo americano WAGNER GUTIERREZ BARREIRA PÁG. 58 Omonumental relatório anual The State of the NewsMedia , organizado pelo Pew Center,mostraos desafios enfrentandos pelosmeiosde comunicaçãonosEstados Unidos. O jornalismo tradicional está

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