Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010
setembro / outubro de 2010 – R E V I S T A D A E S P M 107 em risco, diz o documento, especial- mente pela mudança cultural do ato de se informar. Para piorar a situação, a mídia tradicional sentiu o duro golpe da recessão econômica. A conjuntura, dizemos analistas, influenciouosmeios de comunicação como um todo – mas o futuro projeta sérias dificuldades para jornais, revistas e rádio. Midiamorfose: como resgatar um papel de vanguarda? SANDRINE LAGE PÁG. 64 Nenhum outro setor como a mídia irá influenciar de forma tão poderosa a ma- neira de pensar das pessoas, em geral, e dos políticos, em relação às prioridades da responsabilidade social e da susten- tabilidade. Cabe, por isso, aos meios de comunicação estarem na dianteira. Face àsatuaiscrises,brilhamosjornalistasque propõemsoluções,comoinstrumentopor meio do qual o conhecimento é trans- mitido. Neste trabalho, baseado no livro “ Sustentabilidade na mídia: o poder de (in) formar ” (Envolverde, 2009), destaca-se o case-studydo TheGuardian . Por nos situ- armosnumtempoparticularmentedesa- fiador para as organizações de mídia – e para os jornalistas –, é crucial o seu papel na reflexão e na formação domovimento para atingir um equilíbrio sustentável para a sociedade. Aquestão é: o quemais a mídia poderia ou deveria fazer. O futuro do jornalismo DAVID KLATELL PÁG. 84 O autor aborda a relação instável entre as escolas de jornalismo e as univer- sidades, o que contagiou várias orga- nizações de notícias. As universidades simplesmente não acreditavam que o jornalismo fosse um assunto próprio para estudo, com características mais de negócio do que de disciplina aca- dêmica. Fatos recentes complicaram ainda mais: 1. escolas de jornalismo estão brotando pelo mundo afora e são muito populares com os estu- dantes; 2. a indústria do jornalismo está mudando rapidamente com os avanços tecnológicos e as políticas de governos; 3. a dependência pública e a confiança no jornalismo profissional têm oscilado bastante. Por que, então, tantas escolas estão surgindo? Esta pergunta é respondida com detalhes pelo autor que deixa claro que o de- safio à educação de jornalismo hoje é determinar se podemos fazer mais do que simplesmente treinar os emprega- dos do futuro. E conclui: se o produto final for qualquer outra coisa que não uma melhor democracia, então nossos esforços terão sido em vão. As melhores escolas de jornalismo dos Estados Unidos e Europa MARIANA VASCONCELLOS PÁG. 88 Ao investigar o que faz uma boa es- cola de jornalismo, descobrimos que as características nem sempre são as mesmas. Algumas investem em pesquisa, como é o caso da Univer- sidade de Cardiff, no Reino Unido, e a Escola Superior de Jornalismo em Lille, na França, onde um novo centro de pesquisa investiga a influência da tecnologia sobre a profissão. Já outras oferecem uma imersão total no dia a dia da profissão. A Escola de Jornalis- mo UAM – El País emMadrid oferece aulas com editores e jornalistas atuan- tes. É também o caso da Escola Alemã de Jornalismo em Munique, na qual os alunos passam boa parte do tempo emestágio. Destaca-se tambéma Uni- versidade de Sheffield, com foco em multimídia. Igualmente, o currículo das universidades americanas tendem a focar em multimídia, como é o caso na Universidade da Califórnia em Berkeley e Universidade de Columbia. Outras desafiam os alunos a serem jornalistas e empreendedores, como na escola de jornalismo da CUNY. Os novos desafios do jornalismo CARLOS ALBERTO MESSEDER, JA- NINE MARQUES PASSINI LUCHT, LUIZ FERNANDO GARCIA E MARIA ELISA- BETE ANTONIOLI PÁG. 94 Para todos os que acompanham o universo do jornalismo no país e no mundo, ao longo dos últimos anos, é muito evidente o quanto esse am- biente, profundamente renovado pelas tecnologias da comunicação e pelas novas demandas sociais, tem exigido novas propostas de formação de um profissional que saiba se mover com habilidade e criatividade num am- biente de trabalho marcado por novas estruturas, novos atores e, sobretudo, por novas questões e desafios. Nesse artigo, diretores e coordenadores do novo curso de graduação da ESPM expõem suas perspectivas e a mode- lagem do novo curso. Dessa forma, fazem parte da formação do jornalista da ESPM, conhecimentos de economia, marketing, finanças ou mesmo gestão de empresas de mídia. ES PM
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