Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010
setembro / outubro de 2010 – R E V I S T A D A E S P M 27 P or E ugênio B ucci enry Luce (1898-1967), co-fundador da re- vista Time , levou a fama. Foi ele o principal defensordaideiadesepararoladocomercial (apelidado de “Estado”) e o lado editorial (a “Igreja”), na administração de Time Inc. – e sua persistência fez escolaedeixouumlegadoqueseestendeuparaempresas jornalísticas em todo o mundo. Esse tipo de separação, às vezes mais, às vezes menos intensa, já existia antes dele, é fato. Mas, depois de Luce e de sua determinação em deixar sempre explícito que suas publicações exis- tiam para servir ao interesse público, o método “Igreja e Estado” virou umpadrão. Ou, melhor: virou o padrão organizacional para gerir os negócios e preservar a in- tegridade jornalística. H do século XX, tudo passou a mu dar muito rapidamente. Em algu mas redações, o pessoal de mar keting ou da publicidade chega a participar da pauta, e ninguém se sente traindo a confiança do lei tor. “Igreja” de um lado e “Estado” de outro é coisa do passado? Ou a velha fórmula ainda funciona? Mas, se funciona, ela é boa para um tipo de jornalismo ou para todos? Epa: mas será que existe mais de um tipo de jornalismo? Essas perguntas valemumartigo. Pelo menos. Sam Robinson
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