Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010

setembro / outubro de 2010 – R E V I S T A D A E S P M 29 pensar.Oladoda Igrejanão tinhade sepreocupar com business plan , e um gerente de marketing só ficava sabendo das notícias no momento em que a publicação ia para as bancas. A credibilidade estava preservada para todo o sempre. O leitor sairia ganhando pelos séculos e séculos. Amém. Ah, sim: e revoguem-se as disposições em contrário. PARTE II O segundo jeito de contar a história Acontece que os magnatas e os jornalistas não inventaram essa conversa de “Igreja” e “Estado” por amor à virtude. Fizeram isso apenas para ga- nhar mais dinheiro. Oque, por sinal, não nega nada do que foi dito até aqui. Nada. O que se escreveu na Parte I deste artigo é verdadeiro. Mas o que vem agora, na Parte II, também é. Voltemos então ao tema da metáfora, conforme o prometido. De onde ela nasceu, todos sabemos. A separação entre “Igreja e Estado”, na construção da democracia, salvou vidas e instaurou o regime de liberdade religiosa. Graças a Deus, podemos dizer, nós vivemos em regimes democráticos que separa- O perfil clássico da re- dação, de uma grande revista ou jornal, era to- mado por máquinas de escreverbarulhentas,ho- mens fumando comuma dasmãos e amarrotando as laudas com a outra. O jornalistatinhaaconsciên- cia,heroicaouromântica, de que a sua missão era dar credibilidade à mídia. © LIVE Magazine

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