Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010
PARA ASSINAR, LIGUE: (0XX11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (0XX11) 5085-4646 - SITE: WWW.ESPM.BR P staediçãoda RevistadaESPM temumsentidohistórico:marcaolançamento deduas iniciativasdegrandevultonocampoacadêmico,asaber: nossocurso degraduaçãoemJornalismoeoprogramadepós-graduaçãoemJornalismo, comênfase emDireçãoEditorial,emparceria como InstitutodeAltos Estudos emJor- nalismo.Nummomentoemquesediscuteo futurodo jornalismo,essademonstração deconfiançamereceserressaltada.Paradiscuti-lo,reunimosnestaediçãotestemunhos dos próprios profissionais que fazem o jornalismo de hoje, dando destaque para três realidades distintas: o jornalismo como modelo de negócios; o jornalismo como profissão; finalmente, o jornalismo como sustentáculo das instituições democráticas. OatualmodelodenegóciosdojornalismoganhouforçanoséculoXIXechegouaoseu ápiceno séculoXX,tendocomoelementovital opapel.Tornou-seaindamais vigoroso com o advento das mídias eletrônicas que propiciaram o surgimento do jornalismo no rádio e na televisão. Durante muitas décadas, os jornais e revistas cresceram e se multiplicaram,graçasaoequilíbrioharmoniosodas receitasvindasdavendadeespaço e tempo, assinaturas e venda avulsa. Esse modelo começou a fazer água com o ad- vento da nova realidade digital,de tal forma que hoje se diz que“todos os dias nascem milhares de futuros internautas e morrem milhares de leitores de jornais e revistas”. As soluções para esse dilema estão sendo tentadas emtodo omundo e é possível que surjam brevemente novos modelos de negócios. Mas uma coisa é certa: o futuro do atual modelo de negócios da imprensa escrita afeta,mas não acaba como jornalismo como profissão. Cada vez mais, nas escolas de jornalismo e nas redações espalhadas pelomundo,os jornalistas estão se voltandopara ouniversodigital.De certa forma,os sites, blogs e clubes sociais ampliaram ainda mais a penetração das matérias origina- riamente publicadas em jornais e revistas. Finalmente, nossos entrevistados, debatedores e articulistas preocuparam-se como papel essencial do jornalismo na defesa da democracia. Como foi lembrado por um de nossos debatedores,Thomas Jefferson já dizia que preferia umpaís semgoverno a um país sem imprensa livre. Enfim,mais uma vez a nossa Revista propõe reflexão e estudo sobre um tema atual e momentoso.Poucasvezesvimos reunidos tantos testemunhosereflexões sobreopre- sente,opassadoeofuturodoJornalismocomonaspáginasqueseseguem.Boaleitura! FRANCISCO GRACIOSO Presidente do Conselho Editorial E Jornalismo em debate C onselho editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Hiran Castello Branco J. Roberto Whitaker Penteado MTB n o 178/01/93 Thomaz Souto Corrêa C oordenação E ditorial Lúcia Maria de Souza P rojeto G ráfico e E dição Miriam Duenhas C omercial José Mauricio Pires Alves Tel.: (11) 5085-6686 e-mail: jose.alves@espm.br C apa Haus + Packing Design R evisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio Carlos Moreira R edação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br I mpressão Editora Referência Rua François Coty, 228 CEP 01524-030 Tel.: (11) 2065-0766 Fax: (11) 2065-0721 e-mail: grafica@editorareferencia.com.br D istribuidor E xclusivo Fernando Chinaglia Distribuidora S/A R evista da ESPM – uma publicação bimestral da Escola Superior de Pro- paganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consul- tores e executivos são convidados a apresentarem matérias sobre suas especialidades, que venham a contri- buir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da adminis- tração em geral, do marketing e das comunicações.Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato coma coordenadora editorial. } Entre um país sem governo e outro sem imprensa livre, pref iro o primeiro. ~ T homas J efferson
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