Revista da ESPM - SETEMBRO_OUTUBRO-2010

setembro / outubro de 2010 – R E V I S T A D A E S P M 99 Nesse contexto 18 , o todo do processo jornalístico foi profundamente alterado por uma nova relação entre o fato e a notícia . No velho conceito e na velha realidade, havia um intervalo entre “o acontecido” e “o notíciado”. 19 Na ocupação desse intervalo, e no controle que exercia sobre a atualidade, se funda­ mentava o poder da ação jornalística. 20 A tecnologia da banda larga aumentou ainda mais o poder da notícia, coma possibilidade de emissões interativasentretodososmecanismosdifusores–rá­ dio,TV,jornal,revistaequantosmaisaparecerem,na síntese chamada Internet. 21 Tudo isso com infinitas possibilidades deuso inteligente, pelo saber estraté­ gico das organizações e a criatividade das pessoas. Anova fisionomia do Jornalismo 22 relativiza teorias ecrenças 23 quehistoricamentesustentavamopoder hegemônicodas redações tradicionais.Aatualidade faziapartedo Jornalismo, aoqual servia como fonte dematéria-prima.Hoje, aocontrário, éo Jornalismo que faz parte da atualidade, e a serve, como lingua­ gemmacrointerlocutóriasocialmenteeficaz.Trata-se de umcenáriomarcado, também, pelo crescimento acelerado de experiências e práticas de democracia participativa,cujanaturezaéessencialmentediscur­ siva. 24 E a democracia participativa avança sobre os modelos tradicionais da democracia representativa, questionando-os. 25 Do Jornalismo que hoje está nas expectativas da Sociedade, exige-se tanto o domínio das técnicas e artes da narração 26 quanto o domínio da lógica e das teorias da argumentação 27 . Exige-se também o manejo competente das habilidades pedagógicas na prestação de serviço público 28 , paraqueos cidadãos possam tomar decisões conscientes e responsáveis. Da mesma forma, persiste o desafio de questionar, refletir e interagir comamultiplicidadede fontes, ou seja, como o jornalista pode entender omundo que ocercae comopode compreender asmotivações, os interesses, as demandas, os códigos do público que ele pretende atingir. Fica bastante evidente o quanto esse ambiente profundamente renovado exige novas propostas de cursocapazesdeformarumprofissionalquesaibase mover comhabilidadeecriatividadenum ambiente de trabalhomarcado por novas estruturas, novos atores e, sobretudo, por novas questões e desafios. De modo geral, os cursos de jornalismo hojeoferecidosnasdiferentesinstituições deensinocaracterizam-seporseremex­ tremamente genéricos, apoiados sobre umciclo básico de caráter generalista (o quedesestimulaoaluno ingressantena universidadeeávidoporconhecimentos articulados com sua opção profissio­ nal), com uma formação técnica que não se articula com questões teórico- conceituais, o que resulta na formação de profissionais com pouca capacidade de reciclagem no mercado de trabalho e fortemente dependentes de uma pós- graduação que dê maior solidez a sua formação profissional. A proposta ESPM Assim, decidimos pela montagem de um curso capaz de dar, ao jornalista, uma sólida formação técnica, com forte ênfase nas diferentes plata­ formas nas quais hoje se produz informação e se constroem notícias – uma formação multi­ plataforma, apoiada, por exemplo, em oficinas de texto e imagem em diferentes suportes, na perspectiva da tecnologia digital – aliada a uma compreensão tanto do mercado ou do ambiente de negócio em que se produz o jornalismo hoje, quantodeumjornalismodenegócios, comênfase nas discussões em pauta no mercado e no am­ biente corporativo como um todo. É importante lembrar a importância que têm, hoje, as seções de economia & negócios dos diferentes veículos ou mesmo aqueles jornais cujo foco central está no mundodosnegócios.Desta forma, fazemparteda formação do jornalista ESPM conhecimentos de economia,marketing, finanças oumesmo gestão de empresas de mídia. Arquivo ESPM

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