Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 – R e v i s t a d a E S P M 11 E ntrevista concedida a F rancisco G racioso e A nna G abriela R odrigues A raujo Marketing da salvação O teólogo Antonio Miguel Kater Filho passou anos estudando o catolicismo no Brasil. Sentiu falta de um plano estratégico para ampliar a comunicação da igreja com seus fiéis e foi buscar a solução no mundo do marketing. Fez pós-graduação na ESPM, mestrado na USP e tornou-se um dos maiores especialistas em marketing religioso do País. Há 17 anos, fundou o IBMC (Instituto Brasileiro de Marketing Católico), e passou a trabalhar os 4 Ps de Philip Kotler sob a ótica da Entrevista com religião. “Oproduto é a salvação, que nunca sai de moda. Preço não tem porque é de graça. O ponto de distribuição, que é a igreja, está sem- pre muito bem localizado no centro do bairro ou da cidade. É no P da promoção que amaioria dos padres peca”, assegura esse católico devo- to. Responsável pelo plano de construção de marca do padre Robson, do Santuário do Pai Eterno, de Goiás, nesta entrevista, ele mostra como o marketing vem sendo utilizado pelas religiões ao longo dos séculos. Antonio Kater Entrevista

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