Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

R e v i s t a d a E S P M – j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 118 No final de 2005, resolvi deixar de lado tudo o que eu tinha em São Paulo para me aventurar na Austrália com meu marido. Formada em Administração Mercadológica pela ESPM-SP eu havia recém-terminado minha pós-graduação em Comunicação com o Mercado (também pela ESPM). Naquele momento trabalhava na ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto (www.abemd.org.br ), e estava bem feliz profissional e pessoalmente. Mas eu sentia sede de mais e sabia que ainda me faltava algo: falar inglês fluentemente e desbravar este mundo afora. O destino escolhido foi a cidade de Adelaide, localizada no sul da Austrália. Começamos a nossa jornada estudando inglês. Logo em seguida entramos em um processo de imi- gração chamado Skilled Migration (www. immi.gov.au/skilled ), para pegar o green card australiano. Sendo aceito, a Austrália lhe dá um visto permanente devido às qua- lificações e habilidades profissionais. É um processo longo e complicado, mas conse- guimos vencer esse obstáculo. Hoje em dia somos aussieleiros e, apesar da saudade da “terrinha”, temos uma vida muito bacana deste lado do mundo. Mas confesso: não é fácil achar um bom tra- balho quando o inglês não é a sua primeira língua e numa cidade relativamente pequena como Adelaide (1,2 milhão de habitantes). Mas esse foi um obstáculo também vencido. Tive a experiência de trabalhar em algumas empresas, como a Trees For Life, ONG na área ambiental (www.treesforlife.org.au ). Em 2009, surgiu uma oportunidade para trabalhar no Ehrenberg-Bass Institute for Marketing Science (www.marketingscience. info), parte da University of South Australia (www.unisa.edu.au ). O trabalho mistura uma série de responsabilidades que o fazem ser bem atraente. Entre as minhas funções, trabalho com pesquisa de mercado quanti- tativa e qualitativa para clientes nacionais e internacionais. Do lado mais acadêmi- co, preparo estudos em marketing e dou aula de Comportamento do Consumidor e Gerenciamento de Marcas para alunos de graduação. Recentemente, terminei o meu mestrado e neste artigo gostaria de dividir com os leitores da Revista da ESPM alguns resultados da minha tese. Aquisição de novos consumidores é im- portante para qualquer gerente de marca com o objetivo de crescer seu market share . Obviamente, marcas já existentes e estáveis no mercado não crescem mais em velocidade atômica. Mas, para sobreviver, essas marcas precisam continuar crescendo gradualmente ao longo dos anos ou ao menos manter sua posição no mercado. Para isso, é necessário atrair novos consumidores, não somente reter os clientes atuais. Entretanto, ao comprar diversas categorias de bens de consumo não duráveis (como produtos de supermercado em gera l), consumidores não gastam muito tempo pensando em que marcas eles comprarão e convenientemente escolhem as mesmas Marcas já existentes e estáveis no mer- cado não crescem mais em velocidade atômica. Mas, para sobreviver, essas marcasprecisamcontinuarcrescendogra- dualmenteaolongodosanosouaomenos mantersuaposiçãonomercado.Paraisso, é necessário atrair novos consumidores, não somente reter os clientes atuais.

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