Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

LEITURA recomendada Robert Dahlstrom GERENCIAMENTO DE MARKETING VERDE CENGAGE LEARNING SÃO PAULO – 2012 384 P. – R$ 76,90 O livro apresenta conceitos e situações práticas inerentes ao gerenciamento de marketing verde em contextos econômico, social e ambiental. As teoriasmostradas ganham importância, face ao rápido crescimento do número de organizações que têm tratado a gestão de marketing como possível forma de alavan­ car suas estratégias de negócios, e como um conjunto de conhecimentos essenciais para profissionais da área de administração e marketing que desejamgerenciar comuma visão de sustentabilidade. A obra trata o gerenciamento de marke­ ting verde sob a perspectiva empresarial e de consumo, apresentando aspectos relevantes como a relação entre o consu­ mo e o meio ambiente, as estratégias de marketing sustentável para agregar valor, o consumo de energia e os relatórios de sustentabilidade. Os quadros de cada capítulo trazem exemplos de aplicações práticas de grandes organizações e resu­ mos de importantes pesquisas. Aaron Goldman NOS BASTIDORES DO GOOGLE - TUDO O QUE SEI SOBRE MARKETING APRENDI COM O GOOGLE EDITORA SARAIVA SÃO PAULO – 2011 344 P. − R$ 49,00 Você sabe que é um sucesso quando o seu nome vira um verbo — e ninguém sabe disso melhor do que o Google. Em apenas pouco mais de dez anos, o Google se tornou a marca mais valiosa do mundo, dominando continuamente sua categoria e gerando uma receita de $ 6 bilhões por trimestre. Como o Google consegue? Em uma palavra: marketing. Você pode achar que o Google não faz muito marketing. Com efeito, eles não fazemmuito do que tem sido tradicional­ mente considerado como marketing. Mas, no mundo digital de hoje, o marketing assumiu uma nova forma – e o Google está na vanguarda. Nesse livro, AaronGoldmanapresenta vinte poderosas lições diretamente do manual de estratégia doGoogle. Ao longo do caminho, ele mostra como as táticas do Google estão sendo usadas por uma ampla variedade de empresas de sucesso, da Apple à Zappos. Jakki Mohr, Sanjit Sengupta Stanley Slater, Richard Rigobert Lucht MARKETING PARA MERCADOS DE ALTA TECNOLOGIA E DE INOVAÇÕES PEARSON SÃO PAULO − 2011 400 P. – R$ 89,90 Lançado para auxiliar os decisores domer­ cado de alta tecnologia, segmento emque a velocidade dasmudanças é uma das princi­ pais características, ao lado da demanda de investimentos contínuos e comalto grau de exigência dos profissionais de marketing. As melhores práticas do marketing para esses produtos e serviços começam a ser abordadas no prefácio, quando um dos ícones em empreendedorismo e inovação, Ozires Silva, que iniciou a produção in­ dustrial de aviões no Brasil e é fundador da Embraer, aborda o setor de tecnologia de forma alusiva, já que o avião, por sua peculiar complexidade, por ser tipica­ mente sujeito a riscos e requerer inovação contínua, é um produto com dinâmica de mercado semelhante ao de alta tecnologia. A obra apresenta informações sobre a re­ alidade brasileira, incluindo depoimentos de profissionais de grandes empresas que atuam no Brasil. De autoria de Jakki Mohr, Sanjit Sengupta e Stanley Slater, Ph.Ds nas áreas demarke­ ting estratégico e de e-business, essa adap­ tação foi feita pelo professor Richard Lucht, coautor do livro, mestre em ciências pelo ITA e especialista em engenharia de en­ saios em voo pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA). É professor titular e diretor geral da ESPM-Sul. Imagens: Divulgação R e v i s t a d a E S P M – j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 122

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