Revista da ESPM_JAN-FEV-2012
Organizadores: Pedro Garcia Duarte, Simão D. Silber e Joaquim J. M.Guilhoto O BRASIL DO SÉCULO XXI – VOL. 1 EDITORA SARAIVA, SÃO PAULO − 2011 448 P. − R$ 68,00 O livro resulta de seminários coorde nados pelo professor Antônio Delfim Neto, realizados no Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administ ração e Contabi l idade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Os artigos que compõem esse volume dedicam-se a discutir a evolução e a realidade atual da economia brasileira, de forma a sugerir possíveis caminhos que definirão o País no novo milênio. A preocupação de fundo é com os de safios de longo prazo de uma economia emergente como a brasileira, a qual ruma a uma posição de maior desen volvimento e de liderança no cenário internacional. O livro traz especialistas que, com ca pítulos ou comentários, proporcionam aos leitores um importante material para a reflexão sobre a realidade brasileira. Braulio Oliveira, Ana Akemi Ikeda, Célio Mauro Placer Rodrigues de Almeida, Ed- son Crescitelli, Fauze Najib Mattar, Francisco Javier Se- bastian Mendizabal Alvarez, Francisco Antonio Serralvo, Geraldo Luciano Toledo, Iná Futino Barreto, Luciano Au- gusto Toledo, Marcos Cortez Campomar, Maurício Jucá de Queiroz, Renata Steffa- noni Bernardes de Queiroz, Sérgio Luiz Lepsch, Sérgio Luís Stirbolov Motta GESTÃO DE MARKETING PEARSON SÃO PAULO − 2011 456 P. − R$ 75,00 Escrito por renomados professores e especialistas, esse livro apresenta os principais fundamentos do marketing, assim como as várias tendências da área, sob um ponto de vista diferenciado: ele é totalmente voltado para a realidade de nosso país e de suas empresas. O formato de coletânea adotado nes sa obra tem muitas vantagens, entre elas a possibilidade de que cada autor aborde o assunto com propriedade e domínio teórico e prático. No tocante à organização, cada capítulo inicia com a apresentação dos objetivos de ensino e a seguir trata dos conteúdos essenciais sobre o tema, demonstrando, por meio de estudos de casos, a aplicação empírica do marketing. Ao final dos capítulos, o leitor conta com um resumo que facilita a fixação do con teúdo e com questões que auxiliarão os docentes a aprofundar as discussões com seus alunos, além de notas que trazem as referências bibliográficas completas. Maurício Tavares e Ione Gomes Tavares PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO: CURSO ES- SENCIAL EDITORA ATLAS SÃO PAULO – 2011 168 P. – R$ 40,00 O livro aborda os processos de traba lho relacionados ao planejamento de comunicação. A ideia surgiu a partir da importância, cada vez maior, da utilização da ferramenta − planejamento − nas áreas de comunicação e marketing, no mercado atual, e da carência de obras específicas sobre o assunto supracitado. O texto enfatiza a importância da comu nicação integrada de marketing para as organizações, seus produtos e serviços; tipos de planejamento; as características de um bom planejador. A obra oferece dicas sobre a formatação e para a apresentação de planos; os prin cipais motivos que levam os planos a não darem certo; briefing; e métodos de planos de comunicação. Maurício Tavares e Ione Gomes Tavares são publicitários, pós-graduados em gestão estratégica e qualidade. j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 123
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