Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

Rogério Abreu DESIGN NA TV – PENSANDO VINHETA EDITORA SCHOBA SALTO – 2011 256 P. – R$ 40,00 Como se cria uma vinheta de TV? Essa e outras perguntas sobre design televisual, até pouco tempo atrás, não possuíam respostas nos livros. Apaixonado pela área, Rogério Abreu lançou recentemente Design na TV – PensandoVinheta , obra inédita sobreodesign televisual brasileiro que aborda os aspectos históricos, técnicos e criativos na concepção das vinhetas para a televisão. O autor, conhecido por seus trabalhos na Rede Globo de Televisão ( Big Brother Brasil , Beijo do Vampiro , Malhação , entre outros), comenta: “Para se criar um bom projeto de design na TV é necessário muito pensar, pesquisar e transpirar. Comessa experiência, sentianecessidadededesenvolverapesquisa que se transformouemlivro e que aprofunda o repertório, o processo e o método de tra­ balho, bemcomo questiona os potenciais do veículo em questão”. Design na TV é indicado para estudantes de comunicação social e todos os profissionais dessa área. Rogério Abreu é designer gráfico e coorde­ nador de Projeto emDesign, e professor dos cursos de Graduação e Pós-graduação da ESPM. Foi diretor de arte naOgilvyMather/ Rio e designer no Videographics/CGCOM− Rede Globo de Televisão. Ricardo Castilho ENSINO A DISTÂNCIA EAD: INTERATIVIDADE E MÉTODO EDITORA ATLAS SÃO PAULO – 2011 160 P. – R$ 39,00 A educação à distância foi considerada durante muito tempo como uma modali­ dade inferior de educação, e que só servia para pessoas que não tinham condições de pagar por um curso regular e optavam por cursos profissionalizantes de baixa qualidade. O ensino à distância passa por um mo­ mento de pujança e de credibilidade, no Brasil e nomundo. Os índices de aprovação ultrapassam 85% e a evasão é de cerca de 8%, números excelentes, se comparados ao ensino presencial. Mais de cinco milhões de estudantes encontram, nos modernos sistemas de educação à distância, um ele­ mento fundamental de educação. E é disso que trata esse livro: de educação; mais do que isso, da democratização dos sistemas educacionais. O autor defende a tese de que é preciso desenvolver ferra­ mentas e usá-las bem, mas em paralelo, e com importância equivalente, é preciso incentivar os estudantes a se entusiasma­ rem pelo aprendizado. Ricardo Castilho é doutorando emDireito pela PUC-SP, diretor presidente da Escola Paulista de Direito desde 2003 e titular do Escritório Ricardo Castilho Advogados Associados. Manuel Portugal Ferreira, Fernando Antônio Ribeiro Serra, Maurício Fernandes Pereira e Gilberto de Oliveira Moritz ESTRATÉGIA CORPORATIVA: IMPLEMENTAÇÃO, CONTRO- LE E INTERNACIONALIZAÇÃO EDITORA ATLAS SÃO PAULO – 2011 224 P. – R$ 55,00 Os textos que integram esse livro foram organizados em três partes. A Parte 1 − Estratégias corporativas – que compreende dois artigos que mostram duas dimensões da estratégia corporativa. Um foca as aqui­ sições internacionais e o outro a decisão para a integração vertical. A Parte 2 − Implementação e renovação da estratégia –, que contémtrês textos que abor­ damaimportânciadocontexto,doprocessoe do conteúdo nasmudanças organizacionais. Segundoosartigos,osprocessosdemudança baseiam-se numa nova estratégia, que exige alterações substanciais nas organizações. NaParte 3− Internacionalizaçãoe estratégia. O primeiro texto é intitulado Modelos de crescimento e governança das transações no setor das embalagens. No segundo, é examinado o efeito de eventos imprevisíveis e incontroláveis sobre decisões específicas da estratégia internacional da empresa. O terceiroartigorefere-seaoimpactodacultura política na escolha da estratégia de interna­ cionalização de exploração-prospecção. O encontro de autores com experiência em estratégias tornou possível o desenvolvi­ mento dessa obra. LEITURA recomendada R e v i s t a d a E S P M – j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 124

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx