Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 – R e v i s t a d a E S P M 15 } Tenho discut ido com os bispos para inclui r a matér ia Market ing na grade curr icular do seminár io. ~ novo tinha assumido emTrindade e queria tor- nar a devoção ao Pai Eterno conhecida em todo o País. Fui até lá e conheci o padre Robson, um padre jovem e redentorista, portanto de uma formação boa. Doutor em Moral formado em Roma, ele imaginava que o marketing poderia ajudar a difundir o movimento do Pai Eterno. Disse a ele aquela famosa frase: “Padre, a pro- paganda vende um bom produto, se eu tiver umbomproduto torno-o visível e fazemos dele um sucesso”. Com uma visão empreendedora, ele respondeu que estava disposto a investir e começamos um trabalho. Fui para a missa com minha esposa e o vimos pregar, senti que ele tinha conteúdo. Começamos cadastrando as pessoas que já faziam parte do movimento do Pai Eterno. Depois, montamos um programa de 45 minutos na Rede Vida, emissora que ajudei a implantar no Brasil. Meu sistema de trabalho é cadastrar as pessoas, o Padre Rob- son nunca pediu dinheiro aos fiéis. ANNA GABRIELA – Umcadastro para implan- tação de um CRM. KATER – Sim. Escrevo uma carta informando sobre o nosso trabalho e, se a pessoa quiser ajudar, informo que recebemos doações de qualquer valor. No início do projeto, tínhamos quatro profissionais para atender às ligações. Depois que a primeira missa apareceu na mídia, a quantidade de cadastros diários estourou. Contratamos mais seis atendentes e logo estávamos com uma central de 40 pessoas para atender àqueles que queriam se cadastrar por telefone. ANNA GABRIELA – Depois que amissa passou a ser exibida na TV, de quanto foi o aumento registrado no número de cadastros? KATER – Subiu astronomicamente, o que nos le- vou a criar um programa, a Novena dos Filhos do Pai Eterno. São nove dias de reza, sendo que a cada dia abordamos um tema de maior interesse dos fiéis. Não sei qual é o problema que você vive hoje, mas nosso programa vai te mostrar a resposta. ANNA GABRIELA – Vocês estão ouvindo os clientes para atender suas demandas. KATER – Exatamente. É uma estratégia de marketing. Não fugi da fé, nem criei o pro- jeto exclusivamente para levantar fundos, mas fiz na intenção de atender à demanda de um público composto por senhoras de 50 a 55 anos, que foram notórias professoras, se aposentaram e caíram no ostracismo, devido à velocidade das mudanças do mundo moderno. Seus filhos casaram ou não tiveram filhos e como elas ficam muito em casa, entram em depressão. Aí o Padre Robson aparece na TV e elas acabam projetando nele a imagem de seus filhos. O sucesso dele está baseado em quatro pilares: um bom padre, um santo imbatível que é o Pai Eterno, uma estratégia de marketing e uma rede de televisão que transmite a mensagem à população. ANNA GABRIELA – Nesse caso, a comuni- cação está focada no público mais velho, enquanto as novas gerações são as que mais perdem o interesse pela religião. Como posicionamento demarca, não seria melhor estruturar essa comunicação para atingir a Geração Y? KATER – Temos vários projetos para isso, como a Jornada Mundial da Juventude, que será rea­ lizada no Rio de Janeiro, em 2013, os cursos do Instituto Brasileiro de Marketing Católico Antonio Kater

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx