Revista da ESPM_JAN-FEV-2012
R e v i s t a d a E S P M – s e t e m b r o / o u t u b r o d e 2 0 1 1 16 E N T R E V I S T A (IBMC) – que ajudei a fundar, e o 17º Encon- tro de Marketing Católico, que ocorrerá de 7 a 10 de maio, em Foz do Iguaçu. Falar com os jovens é muito difícil, porque eles são muito mais impactados pelos meios de comunicação on e off-line . GRACIOSO – E eles não têm a responsa- bilidade de uma família e os problemas de saúde que começam a aparecer com a idade... KATER – Não, eles são a Geração Y. ANNA GABRIELA – E como a igreja consegue falar com esse público? KATER – Twittando . GRACIOSO – O padre Fabio fala mais com os jovens do que o padre Robson? KATER – Sim, porque ele usa a ferramenta da música, que é uma maneira de atrair os jovens. A CristoAtividade foi a primeira a tocar rock como música de igreja e foi condenada. Hoje existem grupos de rock dentro da igreja que atraem jovens, mas ainda é uma gota d’água no oceano. Os próprios evangélicos têm esse problema. Em dezembro, a Rede Globo rea- lizou o Festival Promessas no Rio de Janeiro. O evento de músicas gospel foi um fracasso porque não é fácil atingir a esse público. Em nosso último encontro de marketing, falamos de Facebook e Twitter, ferramentas que têm sido muito utilizadas pelo padre Joãozinho. Ele tem uma Paróquia Virtual, com 25 mil jo- vens ligados no seu Twitter. Ele conversa e faz homilia usando 140 caracteres. Recentemente, ele escreveu na revista Marketing Católico um artigo sobre isso, com o título Twittando com Jesus. Existem iniciativas pontuais para traba- lhar esse público jovem. GRACIOSO – E que mostram qual pode ser o caminho. KATER – Exato, mas não existe uma ação global porque o recurso financeiro da igreja é pequeno. Por exemplo, o programa do padre Robson é comprado. Pagamos pelo espaço e não é barato. Escolhemos os horários a partir do feedback que temos dos fiéis, é uma ação de marketing. Sigo os horários sugeridos pelo meu cliente cadas- trado. Com isso, acabo atingindo milhares de pessoas que participam da novena e não são cadastradas porque devolvem o dízimo na sua paróquia. Temos 130 milhões de católicos no Brasil, meu plano é atingir 10% desse total. ANNA GABRIELA – Você criou um plano de marketing internacional para o padre Robson. Qual seria o próximo passo para atingir essa meta? KATER – Traduzir nossas novenas para o es- panhol. Um dos grandes segredos do padre Robson é ter comunhão com a igreja. Não podemos entrar na sua casa, sem pedir licença. Então, a segunda parte do plano prevê visitas do Pai Eterno em diversas cidades por meio de eventos itinerantes. Levamos a imagem do Pai Eterno e a doamos ao Bispo, com isso estou capilarizando a devoção e fincando raízes no solo brasileiro. É um trabalho de longo prazo. Mas o padre Robson está com 36 anos e tem, pelo menos, uns 30 anos de vida pela frente. Como nossa estratégia é internacional, neste Carnaval, ele vai para Guadalupe, no México, } Quando o mundo começou a apresentar novas opções de entretenimento e lazer, a igreja co- meçou a perder a frequência daqueles católicos que iam à missa por tradição familiar. ~
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx