Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

R e v i s t a d a E S P M – j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 22 de suas almas ou essência. Ajudam seus semelhantes a pensar, sentir e agir em equilíbrio, a reconhecerem suas humanidades e assimcontribuemsilenciosamente para a transformação e criação de um mundo melhor. Cresce, felizmente, o número desses construtores silenciosos, pois nossa vida, aparentemente dual, sempre nos leva a uma escolha e o resultado dessa escolha nos coloca diante de uma nova cir- cunstância. A cada momento estamos diante do sentido de res- ponsabilidade e de cooperação e, como fiel dessa balança, buscamos o equilíbrio. O equilíbrio se faz na beleza , na bondade , na retidão , na alegria e na liberdade . Não são esses os atributos verdadeiros da religião e do marketing ? Uma serve ao espírito, outro à matéria. Será assim? Tão simplista? Sugiro irmos mais a fundo. O que poderia unir esses dois contextos? A beleza , a bondade , a retidão , a alegria e a liberdade ? Certamente. A fé , na essência da palavra fides, que significa confiar, acreditar? Sim, sim. Então por que as usamos de maneira tão distinta como se fossem movimentos opostos e antagônicos, quando são complementares? Onde está esse contrário não se no uso que fazemos de uma ou do outro. Podem ser excluídos de nossa realidade , da nossa humanidade ? Nem um, nem outra. O que fortaleceria essa convergência? O correto uso de ambos, cada um cuidando do seu próprio contexto, cientes de que fazem parte do todo. Que ambos elevem, através de informação e de atitudes adequadas, o nível de conhecimento dos seres humanos, e ajudem a direcionar sua inteligência; as pessoas se tornariam conscientes e o mundo das ideias e dos ideais caminhariam juntos, em direção a uma nova realidade. Que ambos levassem o ser humano a uma existência estável e segura, diria plena. Que pudessemse liberar de emoções destrutivas e reativas e pudessem encontrar respostas em pensamentos positivos e construtivos. Para que isso não se tornasse uma utopia, ações seriam sugeridas e ensinadas, resultados positivos e construtivos seriam comparti- lhados e informados com precisão, simplicidade e transparência, sem complementos fantasiosos e tendenciosos. As “Necessidades Humanas Fundamentais” 2 são somente nove: subsistência , proteção , afeto , conhecimento , participação , lazer , criação/ criatividade , identidade e liberdade ... uma bela, simples e sólida plataforma que, se bem entendida e aplicada, salvaria a todos de maneira natural, passo a passo, como ummovimento de resgate dos valores que perdemos nestes últimos três séculos: um resgate da condição humana , um retorno ao ser gente . Necessidades humanas fundamentais M. Dueñas

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