Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 23 NOTAS 1. World Goodwill. 2. Manfred Max Neef. SIMONE RAMOUNOULOU Administradora de empresas, diretora executiva da World Business Academy, do Institute of Noetic Sciences e do The Club of Budapest, diretora e coordenadora geral do The Natural Step e cofundadora da Antakarana/Willis Har- man House. ES PM Usando essa plataforma como umfio condutor, teríamos um novo ser humano , uma nova socie- dade , uma nova família , uma nova economia , uma nova educação , enfim um novo mundo , um novo planeta . Acredito que essa seja a responsabilidade e a cooperação que poderiam existir entre estes dois mundos, o sagrado das religiões e o profano do marketing , absolutamente complementares, já que ambos fazem parte da nossa intimidade. Onde se juntariam e se tornariam um e outro? No mundo dos significados , lá onde as aparências dão lugar à simplicidade, à qualidade, isto é, à vida que buscamos. Voltando ao início do nosso diálogo e comple- tando essa lógica circular, se reconhecemos a vida como eixo e o mundo à nossa volta como realidade, podemos resumir isso tudo que foi dito em uma só frase: viver mais no mundo dos significados do que no mundo das aparências . Quer estejamos num templo ou num shopping center , por que e para que estamos lá?Oque nosmoveu até um e até outro? Se a resposta se encaixa nos cinco atributos do equilíbrio citados, nunca ha- verá erro, estaremosmovidos por nossa essência e pelo nível de entendimento que temos da vida . Se qualquer um deles não estiver contemplado, deveríamos repensar. Sabemos, até mesmo subjetivamente, que, ao lidar com ideias e ideais, estamos criando um impacto na consciência e no conhecimento humano, tocamos conceitos escondidos no nosso processo de desenvolvi- mento e até mesmo de nossa evolução. É recente a percepção de que o poder do pensar e do escolher são inerentes ao ser humano. É recente emmuitos grupos a constatação de que crescer e desenvolver são dois momentos com- plementares. O crescimento é mensurável, tem métrica, peso, medida, custo e preço; o desen- volvimento temqualidades, valores, são visíveis perceptíveismas, geralmente, incomensuráveis. Mais uma complementaridade de ambos, reli- gião e marketing . Poderíamos ir adiante e trazer outros pontos de reflexão. Acredito, porém, que o apresentado até o momento é conteúdo sufi- ciente para convidar a todos vocês para se juntar a essa reflexão e encontrar maneiras expressivas de pôr em prática as suas reflexões. Antes de terminar, quero complementar com outra observação. As atividades humanas também se agrupam, podem estar na política, na educação, na ciência, na filosofia, na arte, na religião, na economia. Todos esses grupos estão fortemente interligados e amplamente conectados por toda espécie de mídia, falada ou escrita, por modernos tipos de comunicação, onde ciência e tecnologia se transformaram nos principais veículos de conexão e interli- gação. Então, só nos resta cuidar da qualidade do conteúdo, da linguagem aprimorada, do cuidado necessário para que tudo seja voltado para o crescimento e o desenvolvimento da consciência/conhecimento humano, para que a humanidade inteligente deixe de ter medo e se abra para o seu completo desenvolvimento e cumpra o papel que realmente lhe cabe: cuidar de si, do seu semelhante e do planeta que a acolhe. Esse cuidar está nas mãos do marketing e das religiões, ambos responsáveis pelos valores e pelas ações que tocam e movem os grandes grupos, responsáveis pela visão interna e exter- na da mente e dos corações humanos. Como? Cuidando do seu tão necessário equilíbrio entre o significado e a aparência .

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