Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

R e v i s t a d a E S P M – j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 28 O neopentecostalismo se caracteriza pela crença na cura divina, nos milagres e na prosperidade, obtidos a partir de uma espécie de pacto ou troca com Deus. (RODRIGUES, 2011). As igrejas fundadas nessa doutrina pregam a denominada Teologia da prosperi- dade , que legitima a busca do favorecimento divino para obter progresso e enriquecimento material. (CAMPOS, 1997). A Teologia da prosperidade aponta assimpara a as- censão social e econômica como objetivos finais, ofertados emtrocadedízimos e visitas periódicas a umtemploda Igreja. “Éuma proposta audacio- sa, que encontra condições altamente favoráveis de efetivação graças ao desespero e a falta de perspectivas de grande parte da populaçãonesse mundo “Pós-Moderno”. (GONÇALVES, 2011). O slogan “ Pare de sofrer” transmite, de maneira extremamente eficaz, a essência da teologia da prosperidade. Nummistode promessa e impera- tivo, levaàsúltimas consequências apossibilidade tangível de uma vida livre de toda e qualquer an- gústia ou sofrimento, plena emtodos os sentidos. (RODRIGUES DA SILVA, 2011). A terra prometida A IgrejaUniversal doReinodeDeus inaugurouo seuprimeiro templonosEstadosUnidos em1986. Edir Macedo destacou, desde o início, o valor simbólico de implantar um templo na cidade de Nova York, ponto geográfico privilegiado para a evangelização global, por concentrar imigrantes de todas as nações. (KRAMER, 2003). Kramer (2003), identifica três fases no crescimen- to da Universal nos Estados Unidos. A implanta- ção, entre 1986 e 1989, inicia-se em Nova York (Manhattan), e se estende para Newark e New Jersey; a segunda etapa, de 1990 a 1992, represen- tadapela expansãopara a regiãodeNewEngland e Miami; e o terceiro momento, desde 1993 até a publicação do artigo em 2003, inaugurada com a chegada da Universal a Los Angeles, Califórnia. O autor apontava naquela oportunidade que em quatro anos a IURD estariamontando igrejas no Centro-Oeste (Chicago) e no Sudoeste (Texas e Arizona). Analisando essa expansão geográfica (Kramer, 2003), afirmava ainda que ela estaria “seguindo à risca uma estratégia para atingir os imigrantes hispânicos nos Estados Unidos”. Distribuição de imigrantes ilegais e templos da IURD por Estado Americano. California 24% 15% 15% 4% 8% 3% 12% 5% 9% 4% 5% 3% 4% 6% 4% 31% Imigrantes ilegais Templos da IURD Arizona Texas Florida Georgia New Jersey New York Illinois

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