Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 33 Omercado – conjunto de consumidores que têm uma necessidade comum – é composto por pes- soas comhábitosmuitodiferentes entre si porque sofrem e sofreram influências culturais, sociais, individuais e psicológicas muito diferentes uma das outras. A melhor solução para uma não re- presenta, necessária – provavelmente! – amelhor solução para outra. O objetivo da segmentação de mercado é, então, o agrupamento da melhor forma possível de pessoas que tenham respostas mais homogêneas possíveis a um determinado estímulo de consumo. Aí, sim, com o público- alvo delimitado, o próximo passo é desenvolver uma oferta que consiga satisfazer a esse grupo. O ganho que se tem é a maior chance não só de aproximação – mas de retenção do cliente. Sa- tisfeito com uma solução mais adequada às suas necessidades específicas, maiores são as chances de esse consumidor se tornar leal. A “fidelização dos fiéis”: casos No mercado brasileiro da religiosidade, um dos primeiros grupos de fiéis segmentados foi o “Atletas de Cristo”. Extremamente organizado, commissão, visãoe valores bemdelimitados, não é uma igreja, mas o que os evangélicos chamam de ministério. Denominam-se um “ movimento integrado por desportistas que reconheceram a Jesus Cristo como filho de Deus, Salvador pessoal e único caminho de ligação entre o homem e o Deus único, eterno e criador de todas as coisas ”. A ADC foi criada há 30 anos por atletas que sentiam preconceito por membros da igreja que frequentavam. Apráticadoesporte, especialmen- te emnível profissional, era vista como “pecado”, porque, além de colocar o crente em ambiente “desfavorável”, oafastavados trabalhos religiosos aos domingos, já que estes dias eram dedicados aos campeonatos dos quais faziam parte. Hoje os cultos dos diferentes Grupos Locais da ADC acontecememdias alternativos da semana, como às sextasouàs segundas. Ementrevista concedida aoSBT (2009), LailaMariana, zagueira doSantos e “AtletadeCristo”, valoriza a agremiaçãoporque “ ela fala a nossa língua, como atleta, e dá exemplos de situações que vivemos em jogos ”. De fato, ao se analisar o material divulgado, encontraram-se algumas analogias como “ o atacante deve estar preparado para entrar no território diferente levando a mensagem de Deus ”, ou terminologia e expres- sões familiares a esse grupo como time de Cristo , disciplina , meta , ouainda a referência aDeus como o “Grande Treinador”. O ADC põe como objetivos principais o am- paro religioso para esportistas que estão em atividade. E cientes do poder de comunicação de seus famosos atletas acreditam no esporte como uma ferramenta eficaz para a evangeli- zação das pessoas. Aarrecadação se dá através da doação demante- nedores, realização de eventos esportivos (man- tém um time de futebol chamado “Joga Limpo Brasil”) e encontros como o 31 o CongressoAnual de Atletas de Cristo, realizado em Porto Alegre, de 15 a 18 de dezembropassado e coma venda de diversos produtos coma “marca” Atletas deCristo , como a recém-lançada “Bíblia Sagrada – Atletas de Cristo”, uma Bíblia personalizada, com testemunhos pessoais de jogado- res e esportistas famosos, como Kaká, Lucio, Baltazar, Jorginho, entre outros. Muito embora o grupo Atletas de Cristo tenha sido fundado e idealizado por jogadores de futebol e sido mais divulgado por eles, é um grupo que busca atrair os esportistas de todas as modalidades. Já os Lutadores de Cristo são grupos ligados a comunidades evangélicas ( IgrejaSaraNossaTerra, For- ça Jovem, Elohim Adonai de Santa Rosa ), que atraemespecificamente instrutores e lutadores de jiu-jítsu , ou até de lutas consideradasmais violentas, como vale tudo ( Missão Brasileira de Lutadores de Cristo ), para seus cultos. Na verdade, a ideia principal é promover lutas nos Há várias datas de es- tímulo ao consumo que são marcadas pela re- ligiosidade, como é o caso da comemoração donascimento deCristo, que, para o capitalis- mo, tornou-se o maior evento de distribuição de presentes.

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