Revista da ESPM_JAN-FEV-2012
j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 35 templos com o objetivo de atrair o jovem para a religião. O esporte é usado aqui, mais uma vez, como um instrumento de evangelização. Na IgrejaRenascer deAlphaville (SP), oPastorMaffei, lutador e instrutor de jiu-jítsu , afirma, em repor- tagem à Revista Isto É , que o número de jovens frequentando os cultos, a partir da introdução do jiu-jítsu , aumentou de 60 para 90. Os encontros desses grupos costumamser sema- nais. A rotina é a mesma: eles rezam, sobem no tatame para lutar e logo após assistemà pregação do pastor. Os discursos são sempre montados em cima de temas como comunhão, afinidade, respeito, perseverança, persistência e saúde físi- ca. A mesma linguagem utilizada para o ensino do jiu-jítsu. O paralelo do esporte com as lições bíblicas é que faz a diferença para esses grupos. Pessoas com“padrões socioculturais diferentes” podemse congregar na Igreja Caverna de Adulão . Esse grupo fundado em1992, emBeloHorizon- te, era inicialmente composto por metaleiros e headbangers (fãs do estilo musical heavy metal ); pessoas de cabelos compridos, tatuadas, com piercings , que se vestiam essencialmente com a cor preta. Não se sentiam bem-vindos nos agrupamentos religiosos tradicionais. A ideia de se iniciar umgrupo próprio surgiu durante uma viagem ao primeiro festival de música Rock in Rio, em 1985. Novamente a percepção de que havia uma “distância abissal entre os evangélicos e os alternativos ” levou o grupo a buscar um jeito próprio de “ falar do amor de Deus de uma forma que eles pudessem entender, na sua própria linguagem ”. De uma congregação para metaleiros expandiram para a inclusão de todos que se sentem marginalizados. Numa divulgação de culto (21/05/2005) chamam: “ crianças, jovens, velhos, carecas, cabeludos, despenteados (sic), punks , anarkos , boys , teens , bangers , homo , hetero , emo , desviados e crentes . Todos são bem-vindos! ” Existe nesse grupo uma forte consciência da necessidade de adequar à sua linguagem conforme vai mudando o comportamento do seu consumidor fiel. Na forma de entregar seu produto, o grande diferencial da Igreja Caverna de Adulão é a apresentação de bandas de heavy metal em seus cultos. Essa prática já vem sendo discutida: De todas as igrejas e grupos levantados, a Bola de Neve é a que mais surpreende pela organi- zação, estruturação e linguagem mercadoló- gica dos seus produtos. Essa igreja fundada em São Paulo há 11 anos, tem como público-alvo os jovens adultos, entre 20 e 35 anos, de estilo alternativo , universitário e praticante de esportes radicais. Daí o posicionamento de uma igreja “surfista”. As suas estratégias têm o objetivo de criar um ambiente descontraído e amistoso. Elas incluem a utilização de uma liturgia extre- mamente informal, de louvores em ritmo de pop , rock e reggae , de projeção de imagens de animais e paisagens durante o culto e da uti- lização de uma prancha como púlpito para o apoio da Bíblia, que acabou virando um forte elemento da “marca” Bola de Neve . } Temos de mudar, temos bandas de som extremo, pesado, que funcionam e são legais, mas que não é (sic) mais esta linguagem de hoje. É necessário reciclar esta visão a cada dia e não insistir com uma coisa que usamos há dez anos, que foi boa, ótima, mas que talvez não seja a necessidade das pessoas de hoje. ~ Pastor Fabio ( ( } Está estressado? Anda tomando Yakult com o chinelo na mão pra matar os lac- tobacilos vivos? Pensa, ‘Cabeção’! Em vez de estourar uma bucha [fumar um cigarro grande de maconha, na gíria do surfe] e ficar doidão por aí, ora pra Deus. ~ Revista Veja , “Os Novos Pastores”, 12/07/2006. (edição 1964) Pastor Rina ( (
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