Revista da ESPM_JAN-FEV-2012
R e v i s t a d a E S P M – j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 36 Como acontece nos mercados tradicionais, o desenvolvimento de ofertasparapúblicosseg- mentados já é estratégia mercadológica imple- mentada no mercado religioso. Ao final da pregação, as luzes do templo, com capacidade para 2.500 pessoas, e que hoje ocupa o espaço de uma antiga casa de shows famosa no bairro da Lapa em São Paulo, (o Olympia),sãodiminuídaseumaban- da de reggae e rock , liderada pela mu- lher do pastor fundador, pastor Rina, transforma o local numa danceteria. Desde 2006 as atividades da igreja, principalmente as de comunicação, estão organizadas em espécies de unidades de negócios . A Gravadora BolaMusic foi criada para “espalhar louvor e adoração pela nação”; a Bola Radio para evangelizar e trazer “uma opção inovadora, uma rádio jovem e moderna, com sons que fazem a cabeça da galera” e que possui dois canais, o “Worship” e o “Extreme”; a Bola TV produz o programa que vai ao ar nas madrugadas da Rede TV, onde a “ galera pode acompanhar o que rola de mais legal e maluco no mundo cristão ”; a Revista Cristã , com uma tira- gem de 60.000 exemplares, que aborda temas como esporte, aventura, cultura e lazer. O “Ministério Atacar”, para, de maneira mais ex- plícita, gerar arrecadação, já que é um projeto que oferece as ferramentas necessárias para o “soldado deDeus ” contribuir na batalha espiritual que é tra- vada todos os dias. Para o “alistamento”, ofiel deve fazerumacontribuiçãomínimamensaldeR$38,00. O “Bolinha de Neve”, focado nas crianças entre 0 e 11 anos organiza cultos em horários específicos e oferece uma excelente estrutura para as mamães que podem até mesmo ama- mentar seus filhos assistindo ao culto por uma TV na sala de amamentação. Prevendo que essa proposta iria ao encontro da busca dos fiéis e que se espalharia rapida- mente que Rinaldo de Seixas Pereira, o pastor fundador da Bola de Neve , concebeu esse nome de marca para a sua Igreja. Hoje a organização está em 150 endereços no território nacional e está presente em lugares como Peru, Rússia, Índia, Califórnia, Austrália, Havaí, entre ou- tros. O pastor Rina, como é conhecido, é um ex-empresário do ramo do surfwear . É formado e pós-graduado em Propaganda e Marketing. Existem várias outras iniciativas para segmentos específicos. A Igreja Cristã Evangelho Para Todos adota o slogan “uma igreja para a diversidade”. A “bandeira colorida do movimento gay ” estampa os materiais de comunicação desta “marca”. Declaram que valorizam as “ diversas orientações sexuais desde que vividas baseadas no amor, na dig- nidade e no respeito próprio e ao próximo ”. Outros Ministérios enfocam os motoqueiros, como é o caso do Motoclube Leão de Judá , do Rio de Janeiro, e o Esquadrão de Cristo , autointitulado “Ministério Motociclístico”. Outros, também, precisam lidar com a idiossincrasia de terem sido originados em expressões religiosas con- correntes, como é o caso dos “Capoeiristas de Cristo ” . O grupo Capoeira Gospel Pata de Leão , numa tentativa de aplacar um possível precon- ceito entre os demais grupos evangélicos, define claramente seu diferencial: “ a prática da capoeira louvando a Deus em todo o momento ”. Existem tantos grupos de “capoeira evangélica”, que regularmente é realizado o Encontro Nacional de Capoeiristas de Cristo, que, no ano passado, completou sua sexta versão. Nota-se, nitidamente, que é entre os evangélicos que surgem commais facilidade essas propostas de igrejasmaisflexíveis, tambémchamadode plu- ralismo da religião . Há até um movimento global chamadoTribal Generation. No iníciode 2000 foi promovidona Inglaterrapelo “MinistérioDawn ” (presente em mais de 160 países), um encontro com o objetivo de traçar planos para o estímulo de “plantação” de novas igrejas que pudessem alcançar todas as culturas. Essa segmentação ba- seada em tribos urbanas foi tida como a estratégia principal para o avanço dos evangélicos. Assim esse movimento, já presente no Brasil, pretende
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