Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 37 CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais . Nú- mero 15 – março 2010; p.15-28. REDE GLOBO DE TELEVISÃO (2009) – Programa Jornal Nacional – Os evangélicos. RIBEIRO , J.W. O marketing como instrumento de manipulação da fé . Anais do 24 o Congresso Brasi- leiro de Ciências da Comunicação, Campo Grande/ MS, setembro 2001 [cd-rom]. São Paulo, Intercom/ Portcom: Intercom, 2001. SBT (2009) – Programa SBT Brasil – Na medida da fé. STORNI , M. & ESTIMA , L. (2010) – A religião como produto de consumo: reflexões . http://www.youtube.com/watch?v=GVuUg4KDMfE http://www.cavernadeadulao.org/blog/ http://www.youtube.comwatch/?NR=1&feature =endscreen&v=_sap0fnIyz4 http://www.marketinginovador.com/index.php? option=com_content&task=view&id=21 Jornal de Negocios online: Bruno Valverde Cota, O marketing e a fé . http://www.atletasdecristo.org/ http://www.istoe.com.br/reportagens/10717_ LUTANDO+EM+NOME+DO+SENHOR (01/04/2009). http://www.fotolog.com.br/cavernadeadulao/ 63390391 http://noticias.gospelprime.com . br/crescimento-evangelico-faz-surgir-diferentes-tribos-da-fe/ http://veja.abril.com.br/120706/p_076.html http://www.tribalgeneration.org/prt/conteudo. php?url=lernoticias&id=75 BIBLIOGRAFIA WEBSITES MARIANA BUSSAB Professora de marketing da ESPM e da EAESP-FGV. criar uma plataforma de apoio e treinamento a novos líderes para a plantação de novas igrejas , focadas em tribos urbanas identificadaspormeiodepesquisas. Movimentando o mercado Nesse sentido, então, a IgrejaCatólica estáatrasada e os reflexos disso já aparecem nos números. O estudo “Novo Mapa das Religiões” realizado pelo CPS/FGV (23/08/2011) mostra que em 2009 chegou-se ao menor nível de participação de ca- tólicos no total da população brasileira. Hoje eles representam68%dapopulação, 5,4%amenos do que em 2003. Esse número mostra uma taxa de queda de aproximadamente 1%/ano. Uma pes- quisa realizada peloCERIS (Centrode Estatística Religiosa e Investigações Sociais) e publicada em reportagemna revista Veja (12/07/2006), já apon- tava em 2004 essa tendência de queda da Igreja Católica e sugeria alguns motivos: a discordância dosfiéis emrelaçãoaos seusprincípios, a sensação de não acolhimento e não encontro de apoio em momentos difíceis. Já esboçando algumas reações, destaca-se aqui a iniciativa da Igreja Católica de promover as “Cristotecas” , verdadeiras “baladas cristãs”, que costumam acontecer às sextas à noite. Um espaço para os jovens que conta com diversos shows de música católica ao vivo, intercalados por música eletrônica. Às vezes, são realizadas também apresentações de dança e teatro, e há espaço reservado para a venda de lanches e bebidas sem álcool, além, obviamente, dos momentos de bate-papo e pregação. Assim como acontece em todos os mercados tradicionais onde a concorrência se torna mais intensa, nota-se que também no mercado religioso o desenvolvimento de ofertas para públicos cada vez mais segmentados já é uma estratégia mercadológica implementada. O alcance dos objetivos de marketing continua a depender do ideal atendimento às necessidades dos consumidores, ainda que isso exija a entrega de uma oferta feita sob medida. ES PM

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