Revista da ESPM_JAN-FEV-2012
j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 49 P or E d R ené K ivitz Jesus “marqueteiro” Jesus é a s í ntese do que ex i s te de me l ho r e p i o r na ap l i cação das fe r ra- mentas de mar ket ing e de comun icação. Oatributo de “marqueteiro” tomou conotação pejo- rativa ao longo do tempo, edefine, frequentemente, um indivíduo que propaga um produto ou marca sem que, necessariamente, essa propaganda fale sobre as características verdadeiras desse produto ou marca. O termo remete àquele que engana, que mente, que ludibria e que faz com que o consumidor compre o que não necessita. hamar Jesus de “marqueteiro” soa quase blasfêmia. O adjetivo é pejorativo. Primeiro para os profis- sionais do marketing, e muito mais para Jesus. O título é quase sempre confundido com pro- paganda enganosa e manipulação desonesta. Mas o termo pode ser redimido. A verdade é que a teoria que os manuais contemporâneos de comunicação e de marketing ensinam foi praticada por Jesus como sabedoria. Advirto que não gosto dessas comparações do tipo
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