Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 51 com um cronômetro que lhe diz o momento exato para cada uma das ações planejadas. Recomendações diferentes para pessoas di- ferentes em ocasiões diferentes: “Não conte nada para ninguém”; “Conte apenas aos sacerdotes”; “Conte para todo mundo o que eu fiz por você”. Jesus foi também um expert em marketing de relacionamento . Um dos seus primeiros atos de campanha foi formar um time, sempre soube que o plural tem primazia sobre o singular, e por isso mesmo enviou sua equipe de vendas sempre dois a dois. Foi o mestre da inclusão e chamou para a mesa gente de tudo que é tipo e reputação. A essência de sua caminhada foi o convite à fraternidade universal, à comu- nhão do amor a Deus e ao próximo, sendo ele mesmo o padrão do amor: “Assim como eu amei vocês”. Além de ser ele mesmo um logo humano, a encarnação de sua mensagem, vivendo de modo indubitavelmente coerente com sua campanha, foi um exímio contador de his- tórias e criador de aforismos. Suas parábolas tinham características virais , com conteúdos próximos a bombas de tempo, que ficavam bor- boleteando nas mentes dos ouvintes e explodiam de maneira inesperada, gerando o alumbramento e a metanoia – expansão da consciência. Para encurtar a história, uma vez que acredito ter demonstrado meu argumento, lembro apenas que Je- sus foi um criativo capaz de ilustrar sua mensagem, pessoa e obra, em ícones mnemônicos : o batismo nas águas, que dramatiza a morte e res- surreição para uma nova dimensão de existência e vida; a eucaristia, quando o pão repartido é o corpo do Agnus Dei , e o vinho é o sangue derramado do Cristo Redentor. Lembro, ainda, que acima de todas as marcas, reina soberana a cruz, espetáculo de horrores e símbolo da maior expressão passional de um Deus que morre por amor. Ouça essa conversa: 2 – Só isso? – Quanto mais simples, melhor. – Mas um traço horizontal cruzando outro ver- tical não quer dizer nada. – Desculpe, mas eu acho que quer dizer tudo. – Lá vem você com filosofia de criador… – Daqui a algum tempo, um Descartes da vida, entre uma filosofada e outra, vai acabar descobrindo que o cruzamento de duas linhas define com precisão qualquer ponto de qualquer superfície. Imagina isso recebendo o nome de “coordenadas”. Eu garanto que essa marca ainda vira um gesto. – Gesto? – Se, com a mão direita, você tocar sua testa, abdômen, o ombro esquerdo e o ombro direito, nessa sequência, o que acontece? – É como se eu traçasse a cruz sobre mim. – Perfeito. Um escudo invisível. Nossa marca O antimarketing é o emprego deliberado do marketing, com falso impacto negativo, para provocar psicologica- mente o público-alvo. A pesquisa qualitativa compreende diferen- tes técnicas interpretativas que visam des- crever e decodificar um sistema complexo de significados, tendo por objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenômenos do mundosocial,tentandodiminuiradistância entre teoria e dados, entre contexto e ação.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx