Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 61 P or P atricia B uksztejn M enda e B runa S laviero Ao se cons i dera r que a crença re l i - g i osa é formada de uma soma ent re a forma como se apresenta (retór ica) e a sua teo l ogi a , é necessár i o ater-se a entender o quanto o mar ket i ng pode estar re l aci onado com o crescimento de cu l tos como o da I URD. Igreja Universal do Reino de Deus: um fenômeno religioso ou mercadológico ? religião é para o homem objeto de estudo recor- rente e fonte de atração quase inexplicável. A relação entre o sagrado e o profano, por meio da contraposição entre dois níveis que parecem distinguir-se entre si, praticamente como duas faces isoladas e compostas de significados excludentes, forja a principal característica do fenômeno religioso. O espaço divino seria, então, tudo aquilo que o homem não é. Segundo Marx, o homem busca na religião um reflexo do que lhe falta, um apoio para suportar os lamentos da sua própria vida, uma forma

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