Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 63 entre a forma como se apresenta (retórica) e a sua teologia , é necessário ater-se a entender o quanto o marketing pode estar, realmente, relacionado com o crescimento de cultos como o da IURD. A sociedade de hoje é o reflexo claro de um processo iniciado ainda na metade do sécu- lo XIX, o qual transformou indivíduos em consumidores da sua própria existência. A identidade de cada um é construída sobre fragmentos das suas próprias escolhas de consumo, e suas opções transformam-se em um reflexo dessa infindável procura pela sa- tisfação total. A religião, que antes era tratada como uma instituição sagrada e divina, hoje é mais um produto para apaziguar as frus- trações e ansiedades humanas. Ela se torna instantânea, acompanhando o ritmo da nova sociedade. Por isso, entender o funcionamento de adesão da religião pelo fiel é a possibilidade de captar a lógica que norteia todos os outros processos de compra. O uso do marketing na Igreja Universal do Reino de Deus Para dar início a esta análise, necessita-se, em primeiro lugar, definir o “produto” oferecido pela Igreja Universal do Reino de Deus aos seus consumidores. O produto proveniente da IURD – cultos – pode ser classificado como um serviço, o qual oferece soluções espirituais por intermédio de discursos e aconselhamen- tos, legitimados pela palavra de Deus. A sua classificação como um serviço considera a sua intangibilidade, não se pode ver nem tocar antes de adquirir; a sua inseparabilidade, pois os cultos são produzidos e consumidos simul- taneamente; a sua variabilidade, apesar de possuir uma padronização, por depender de pessoas para a sua prestação, os cultos estão sujeitos a alterações dependendo dos pastores e obreiros envolvidos, e a sua perecibilidade, eles não podem ser estocados, só são con- sumidos no momento dos cultos. O serviço oferecido pela IURD se delimita a partir de dois principais atributos: a teologia (conteúdo) e a retórica (forma). Ambos são planejados de maneira a aperfeiçoar o serviço oferecido, ou seja, transformar os cultos em algo palpável e credível para os seus fiéis. No entanto, o fato de a teologia ser fragmen- tada não significa que ela não seja organizada sob a forma de uma doutrina orientadora . A IURD utiliza, fundamentalmente, a Teologia da Prosperidade, a qual prega que o fiel em A desigualdade no crescimento da igreja pentecostal deu vazão a um grupo de novas igrejas, chamadas de neopentecostais, casodaIgrejaUniver- sal doReinodeDeus, queéoexemplo demaiorsucessoerepercussãodesse novo grupo. AIURDutilizaintensivamente técnicas de marketing para sua expansão, fazendo uso da mídia com desenvoltura.

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