Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

R e v i s t a d a E S P M – j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 64 Deus tem o direito de alcançar a felicidade integral na Terra. Na verdade, a Teologia da Prosperidade é o seu maior apelo com os fiéis. Afinal, ela se encaixa com as principais neces- sidades dessas pessoas, as quais normalmente estão passando por um momento difícil em sua vida e esperam melhorias instantâneas e tangíveis. Além do conteúdo, o serviço ofe- recido pela Universal é composto também da forma como ele é apresentado, ou seja, a retó- rica utilizada nos seus cultos. A teatralização da fé, tangibiliza as forças sagradas e transfor- ma os cultos em espetáculos de gesticulação e movimento, com cenas de exorcismo, curas e dramatizações de passagens bíblicas. As ordens que determinam o padrão de funcionamento da IURD partem do seu líder carismático e do Conselho Mundial de Bispos. Dessa cúpula, provêm os direcionamentos relativos aos cultos, templos, comunicação e toda e qualquer decisão que afete os rumos da IURD. É também a essa cúpula que os templos espalhados por todo Brasil e o mundo devem prestar contas quanto ao seu funcionamento. Essa prestação serve de controle para que a qualidade dos serviços se mantenha indepen- dente das variáveis envolvidas. Apesar de ser uma organização sem fins lucrativos, a IURD, assim como toda Igreja, necessita obter fundos para sustentar os lo- cais dos seus cultos, as pessoas envolvidas, e suportar a sua expansão. Os pastores são os responsáveis por solicitar essas doações e ofertas que se traduzem em verba para o sustento da Igreja. O “preço” pode contribuir para a construção do posicionamento de uma marca. No caso da Igreja Universal do Reino de Deus, o preço constrói o significado da pró- pria Igreja, afinal, serve como um dos meios para a concretização da fé dos fiéis. Sabendo que os fiéis que chegam até a IURD estão em busca de soluções urgentes, o pagamento des- ses dízimos e ofertas os assegura de que eles poderão “cobrar de Deus” os seus pedidos. Os serviços oferecidos pela IURD têm como “espaço físico” para acontecerem os templos e catedrais espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Estes dois formatos de igrejas podem tanto coexistir como não. Em cidades de maior porte, normalmente existem catedrais, as quais comportam um número maior de fiéis e arquitetura própria; e distribuídas pelos seus bairros, pequenos templos que, normalmen- te, ocupam espaços alugados. Nas cidades menores, esses pequenos templos dão início à permanência da organização na cidade e podem aumentar de tamanho e quantidade, dependendo do número de fiéis. A “promoção”, ou comunicação, é a ferramen- ta do composto de marketing responsável por comunicar a marca aos seus consumidores e dizer ao seu público-alvo que aquele é o produto certo para as suas necessidades. Na IURD, é a forma encontrada para dizer àquelas pessoas aflitas em seus próprios so- frimentos que esta é a Igreja que pode oferecer o melhor caminho para chegar a Deus. Assim como a maioria dos elementos que compõem o composto de marketing, a comunicação da Igreja Universal do Reino de Deus é padro- nizada, ou seja, independente do número de fiéis adeptos de determinada cidade, a forma como ela se comunica com o seu público é a mesma. Portanto, considera-se que as ferra- mentas de comunicação empregadas pelas filiais que os pastores pertencem, mesmo que em menor escala, seguem o modelo determi- nado pelas diretrizes da Igreja. Criada em meados da década de 70, a Teologia da Libertação tem como ponto de partida a reflexão sobre a situação de pobreza e exclusão social no Terceiro Mundo. Por meio de engajamento político, essa teologia acredita na cons- trução de uma sociedade justa e solidária, identificando-se com as ideias de esquerda.

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