Revista da ESPM_JAN-FEV-2012
j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 65 Os neopentecostais possuem características adversas às suas predecessoras. Entre os vários aspectos que as distinguem estão a ênfase em uma guerra espiritual (o embate do bem contra o mal), e a Teologia da Prosperidade, que apregoa que os fiéis têm o direito de usufruir as boas coisas da vida, ainda nessa existência terrena. PATRICIA BUKSZTEJN MENDA Docente da ESPM Sul. BRUNA SLAVIERO Bacharel em Comunicação pela ESPM Sul. Os fiéis não consideram a IURD como uma religião. Percebe-se que a negação do uso deste termo está relacionada às inferências feitas ao seu significado, as quais trazem impressões relativas às instituições religio- sas tradicionais, consideradas por eles como rígidas e dominadoras. Esses fiéis buscam afastar-se de qualquer influência da Igreja que ultrapasse o direcionamento da sua fé ou do aconselhamento. Mobilidade religiosa: o exercício de escolher a sua religião Essa nova interpretação relativa à crença no sagrado permitiu a esses fiéis a liberdade para a escolha de uma nova religião, que substi- tuísse a antiga nos fatores que não lhes agra- dava. Assim, muitos fiéis migraram da Igreja Católica em busca de um novo direcionamen- to para a sua fé na Igreja Universal do Reino de Deus. Os principais motivos indicados para a desistência da crença anterior foram a rigidez da sua doutrina, a inalterabilidade das suas práticas, a falta de acolhimento e o não encontro das soluções buscadas. Percebeu-se que, por estarem inseridos em uma lógica de mercado, a própria religião tornou-se uma escolha apta de racionalidade. Dessa forma, pode-se traçar um modelo de processo de “compra” desses fiéis, o qual se inicia na descoberta da existência da Igreja Universal do Reino de Deus pelos seus pro- gramas de televisão, rádio e de reportagens sobre ela. A próxima etapa identificada é a conscientização do problema , ou seja, a ne- cessidade de buscar uma nova igreja para frequentar. Esses fiéis, apesar de estarem descontentes com a Igreja que frequentavam, no caso a Católica, só decidiram procurar novas alternativas ao depararem-se com um momento de desespero em suas vidas, devido a problemas de ordem financeira, de saúde ou familiar. Depois de conscientizados da necessidade de buscar uma nova igreja, esses fiéis avaliam as alternativas existentes e, por considerarem a Igreja Universal do Reino de Deus a mais sedutora, passaram a informar-se sobre ela entre os amigos e familiares. Em suma, a utilização do marketing pela IURD possibilita a sua diferenciação em relação às outras organizações religiosas, contribuindo, principalmente, para construir o seu posicionamento como uma Igreja bem sucedida e de promessas garantidas. No en- tanto, cabe ressaltar que, apesar de as estra- tégias adotadas pela IURD possuírem grande influência na adesão e permanência desses fiéis na Igreja Universal do Reino de Deus, não se podem rechaçar os motivos psicológicos e subjetivos que movem o fenômeno religioso. Afinal, a legitimação da palavra de Deus con- tinua sendo a força motora que envolve esses fiéis na sua própria fé. ES PM
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