Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

R e v i s t a d a E S P M – j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 80 1962 Igreja Pentecostal Deus é Amor 1855 1940 1955 1950 1951 1960 1970 1977 1980 FRAGMENTAÇÃO DO PENTECOSTALISMO NEOPENTECOSTALISMO Igreja Universal do Reino de Deus Fundada por Edir Macedo. Igreja do Evangelho Quadrangular. IgrejaEvangélicaPentecostal OBrasil para Cristo. Oanomarcaachegadaoficialdosmissioná­ riosprotestanteseumaamplatransformação do campo religioso que passa a acolher religiões não católicas, algumas de origem protestante, entre elas o adventismo, os mórmonsourusselitas,tambémconhecidos por Testemunhas de Jeová. Fragmentação do pentecostalismo com o surgimentodenovos grupos –EvangelhoQua­ drangular, O Brasil Para Cristo, Deus é Amor e muitos outros. 1910 ChegadasimultâneadaCongregaçãoCristã no Brasil e da Assembleia deDeus, que do­ minaram o campo pentecostal por 40 anos. PENTECOSTAIS Adventodoneopentecostalismo–transformação e readaptação das igrejas pentecostais que veio à tona no final da década de setenta. Não está distante o senso comum que apon‑ tava existir uma vantagem em empregar pessoas que se apresentavam para o serviço doméstico como “crentes” ou ter no “caixa” de um estabelecimento comercial alguém com a mesma identidade. Até meados da década de 1970 era possível ouvir desses empregadores expressões de tranquilidade, pois haviam conseguido trazer para o seu convívio pessoas que carregavam consigo princípios de honestidade, não tinham vi‑ cio do jogo e da bebida e possuíam como característica a dedicação ao trabalho, o comprometimento e o respeito. Mas algo mudou nesse cenário? Qual o papel que os evangélicos exercem hoje no Brasil? Por que são considerados um único grupo mesmo possuindo carac‑ terísticas tão distintas? Quem constrói essa unidade? É positiva ou negativa a imagem que possuem? Estão presentes e crescem nas elites ou nas periferias das grandes cidades? Certamente as respostas e as hipóteses são muitas e consistentes. Este estudo irá desta‑ car somente um destes aspectos: a imagem dos evangélicos no Brasil, construída a partir da mídia. Um pouco de história As religiões vivem de dogmas, verdades es‑ pirituais, conceitos explícitos ou implícitos, que orientam seus seguidores com regras para “viver bem” e sugerem práticas no exercício litúrgico, criando, assim, identida‑ de para que grupos venham a ter um perfil único, refletindo o modo de pensar e agir de seus fiéis. A Igreja Católica Romana reivindica para si o papel histórico de ser a “comunidade cristã de origem”, aquela que foi construída a partir de Pedro, o apóstolo, considerado o primeiro

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx