Revista da ESPM_JAN-FEV-2012
j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 85 ISMAEL ROCHA Diretor Acadêmico da ESPM, Coordenador da ESPMSocial, escreve sobreMarketing e Religião. Sarah Sheeva, reúne 3.000 mulheres para falar sobre sexo e casamento. O destaque, em negrito, está na palavra “evangélicos”, onde novamente todos os chamados cristãos não católicos são aloca‑ dos num mesmo agrupamento. É como se todo esse enorme percentual de pessoas, estimados em mais de 20% da população brasileira, fosse representado pela pastora Sheeva e sua proposta de sexo sem pecado, e com juízo. Concluindo: e onde está o marketing? Se de um lado o conceito de segmentação tem permitido que a proposta de um cris‑ tianismo reformado amplie seu rebanho, do outro lado permite que a imagem a eles instituída seja formatada não pelos aspectos positivos, mas pelas idiossincrasias ineren‑ tes a qualquer agrupamento de pessoas. Se observado, tendo como pano de fundo os fundamentos do marketing, é possível afirmar que o “P” comunicação e o “P” preço, aqui estabelecido como valor de troca, ainda necessitam de ajustes por parte dessa comunidade. Se não podem ser identificados a partir de um único perfil, devem buscar apresentar sua identidade de maneira mais clara, fa‑ zendo uso de ferramentas que permitam distinguir entre as diferentes formas de troca existentes. Aí que o conceito de valor se faz presente: quanto cada indivíduo está disposto a pagar para pertencer a uma igreja, denominação ou seita? O conceito de posicionamento proposto por Derek Abell em seu livro Definição do negócio: ponto de partida do planejamento estratégico é de‑ finido a partir de três dimensões: a seleção de um perfil de consumidores a partir de critérios claros e bem definidos, as necessidades que apresentam e possuem e o quanto estão dis‑ postos a pagar para que estas tais necessidades sejam atendidas, e, por último, a abordagem do mix de comunicação focada em atender as duas dimensões anteriores. Para que as comunidades evangélicas possam procurar sua identidade, romper com verda‑ des midiáticas que não representam o todo, e manter o crescimento atual, devem entender esses três princípios de Abell e estruturar pla‑ nejamentos estratégicos consistentes, e − por que não? − abençoados. ES PM Divulgação Jornal Folha de S. Paulo traz ma téria de página inteira, em que focaliza a reunião onde a filha de Baby e Pepeu, agora pastora Sa rahSheeva,reúne3.000mulheres parafalarsobresexoecasamento.
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