Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 87 Religião em até 140 caracteres A etimologia da palavra religião remete ao la- tim religio–ônis cujos significados associam-se não apenas a cultos e cerimônias religiosas, mas também a escrúpulo de consciência e superstição. No Dicionário Latim-Português encontramos como exemplos de uso as expressões religio mibi non est (não tenho escrúpulo) e religio vitae (boa consciência). Significados e usos que, como vamos obser- var, ainda ressoam nas concepções presentes entre os professores consultados. ODicionário Aurélio, por sua vez, elenca, entre outros, os seguintes significados: crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, considerada(s) como criadora(s) do Universo, e que como tal deve(m) ser adorada(s) e obedecida(s); manifestação de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem, em geral, preceitos éticos; qualquer filiação a um sistema específico de pensamento ou crença que envolve uma posição filosófica, ética, metafísica etc . As respostas recebidas dialogam claramente com esses significados. Optamos por dividi- las em grupos, que apresentamos aqui, ilus- trados por algumas respostas selecionadas: o iante da tarefa arriscada de aden- trar no terreno desconhecido da religião e do marketing, optamos por contar com o apoio dos colegas da ESPM. Para tanto, seguiram e-mails para professores e professoras das três unidades da Escola (SP, RJ e RS), com a pergunta “O que é – para você − religião?”, pedindo que fosse respondida em até 140 caracteres. Uma dimensão ins- pirada no Twitter com a intenção de facilitar a resposta em tempos de pouco tempo. A ideia era obter algumas repostas breves, cuja interpretação permitisse estabelecer relações com o marketing. O que chamou a atenção, num primeiro mo- mento, não foi o conteúdo, mas a sensação de desvinculação entre algumas respostas e o perfil (melhor dizendo, o pedaço do perfil conhecido), dos professores respondentes. Diante disso, resolvemos dividir o texto em dois blocos. No primeiro, mantivemos o plano original, fazendo algumas considerações a partir de conjuntos formados por respostas com laços de semelhança. No segundo, convidamos o leitor a associar perfis dos respondentes às suas possíveis respostas, para tecer comen- tários sobre o marketing. D

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