Revista da ESPM_JAN-FEV-2012
R e v i s t a d a E S P M – j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 90 Faça o teste: tente relacionar as respostas aos perfis Respostas (definições pessoais de religião): Instituição que organiza princípios espiri- tuais sob os quais vive a humanidade, com fins de controle, por meio do estabelecimento de dogmas e promoção de rituais. Sobre religião: a busca externa de umconhe- cer de si mesmo. Pura abstração. Tentativa de se consolar usandoo inexplicável como fontede resposta. A religião é uma instituição humana que procura dar sentido à vida natural dessas criaturas que −por seremdotadas de consciência e inteligência especulativa − relegam sua natu- ralidade biológica e existencial autorreferindo-se como seres do absoluto e da transcendência... Quandouma pessoa defende uma ideia irra- cional, dizemos que ela está louca. Quando muitas pessoas defendem uma ou mais ideias irracionais, dizemos que elas têm uma religião. Conjunto de rituais e pressupostos pre-estabelecidos por um grupo e que envolvem seguidores. Diferente de religiosidade, que é a crença ou fé em Algo ou Alguém divino. Religião é um encontro de mim comigo mesmo para encontrar a paz de espírito do justo que procuro ser. Religião é a crença em algo sobrenatural, energia, força que rege o universo. São vários sistemas criados − de acordo com perspectivas culturais eumcerto teormístico −para controlar e conduzir indivíduos por precei- tosmorais predeterminados comoobjetivoúnico de tornar possível a convivência entre as pessoas. Perfis acadêmicos e profissionais dos respondentes: Mestre em Comunicação na linha de Tecnologia de Comunicação e Cultura. Suas pesquisas envolvem sensorialidades e conteúdo digital. Doutora e mestre em Comunicação So- cial. Pesquisa os impactos socioculturais da comunicação orientada para o mercado. Mestre em Mística Judaica e Romantis- mo Alemão. Professor de filosofia, so- ciologia da religião e lógica da argumentação. Engenheiro eletricista, mestre e doutor em Administração de Empresas. Pro- fessor de Métodos Quantitativos. Foi diretor e gerente de contas de software . Professor de produção audiovisual com 40 anos de experiência como diretor de filmes publicitários e institucionais da área política. Mestre em Administração e Negócios. Doutora em Comunicação. Pesquisa Marketing e Comunicação, com foco na ques- tão das marcas e do mercado B2B. Profissional com grande experiência mercadológica. Atuou como professor da área de Comunicação com o Mercado. Graduado e mestrado em Comunicação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Mídia Digital, entretenimento, internet e redes sociais. Doutor em Administração. Atua nessa área, com ênfase em Marketing Inter- nacional, Gestão Estratégica, Agronegócio e Comportamento do Consumidor.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx