Revista da ESPM_JAN-FEV-2012

j a n e i r o / f e v e r e i r o d e 2 0 1 2 – R e v i s t a d a E S P M 91 O teste (ver gabarito no final do texto), é simplório, mas nos ajuda a reforçar a percepção de pessoas multifacetadas, que todos somos, e dos usos que fazemos, de forma mais ou menos calculada, das di- ferentes identidades que nos compõem. Além disso, vale destacar que a construção de perfis, prática comum no marketing, é muito mais elaborada. Consideramos, con- tudo, que a brincadeira é um pretexto útil para algumas reflexões. A socióloga Egeria Di Nallo (1999), afir- ma que a empresa não deve mais correr atrás das motivações do consumidor, mas participar ativamente da construção de culturas de consumo. Obser va, porém, que os estudos de marketing continuam criando tipolog ias de consumidores de eficácia questionável, sobretudo pelo fato de o consumidor ser submetido a realidades em relação às quais ele, dificilmente, pode prever o próprio comportamento. Laymert Garcia dos Santos (2009), por sua vez, recorre a Deleuze para afirmar que os bancos de dados e os dispositivos de busca atuais não tratam do indivíduo ou de suas motivações, mas sim de padrões de com- portamento. Como exemplo, cita a seguinte situação no metrô de Londres: uma mulher absolutamente norma l que permanece parada na estação após a passagem de três composições faz com que a equipe de segurança vá lá interrogá-la. Não porque ela esteja bem ou mal vestida; seja branca, negra, asiática; bem ou mal-encarada. Nada disso interessa. O que interessa é que ela saiu do padrão. Diante dessas exposições e da provoca- ção do teste, argumentamos que, no que diz respeito ao estudo das estratégias de marketing, a obser vação de padrões de RICARDO ZAGALLO CAMARGO Professor e pesquisador da área de comunica- ção, com foco nas relações entre comunicação, responsabilidade social e cidadania. Atua como Diretor Executivo do Centro de Altos Estudos da ESPM. COSTA , Jurandir Freire. O ponto de vista do outro . Rio de Janeiro: Garamond, 2010. DI NALLO , E. Meeting Points – soluções de marketing para uma sociedade complexa . São Paulo: Marcos Cobra Editora, 1999. SANTOS , Laymert Garcia dos. Palestra proferida no III Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, em maio de 2009. (9) - (1) - (4) - (5) - (2) - (8) - (7) - (3) - (6) BIBLIOGRAFIA GABARITO: comportamento parece mais produtiva do que a construção de perfis e a busca por motivações de consumo. Finalizando e tentando religar os dois momentos do texto, consideramos que, em tempos de desorientação e busca de valores (religiosos ou não), caberia ao marketing preocupar-se apenas com os comporta- mentos, deixando a busca de motivações e valores norteadores para indivíduos e grupos em busca de emancipação. ES PM

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