Revista da ESPM JAN-FEV_2007

do comportamento. Afinal, pessoas espiritualizadas têm uma clara noção da necessidade e da responsabilidade de agir consoante bons valoresmorais. A propósito, o quadro 1 sintetiza as variáveis (e/ou virtudes) associadas à espiritualidade propostas por vários autores. Mitroff e Denton (1999a, p. 23-25) acrescentamoutros aspectos baseados em estudos empíricos que merecem ser citados. Ou seja: v Espiritualidade não é formal, estruturada ou organizada . Organizações e estruturas formais não são ingredientes formais da espiritualidade. v Espiritualidade não é denominável . Ela está acima e além das denominações. Como tal ela não é exclusivamente associada ao Cristianis- mo, Hinduísmo, Judaísmo à religião Mulçumana ou qualquer outra fé particular. v Espiritualidade é ampla, pois abraça a todos . Significa que ela atinge a todos independente de suas idades, crenças, credos, gêneros, raças, religiões, orientações sexuais e assim por diante. v Espiritualidade é universal e eterna. Portanto, ela é mais geral e universal do que va- lores individuais e particulares que, a propósito, variam conforme o lugar e o tempo. v Espiritualidade é a última fonte de forneci- mento de significado e propósito em nossas vidas. Ou seja, ela satisfaz a mais profunda fome e ânsia em todos nós de significado e propósito. v Espiritualidade expressa o temor que nós sentimos na presença do transcendente. Isto é, o poder, qualquer que seja, que está além da total compreensão humana – daí o temor e a reverência em direção a toda criação. v Espiritualidade é a consagração de tudo, incluindo a simplicidade da vida diária. O con- ceito de sagrado é uma parte fundamental da espiritualidade. Assim, Deus, ou o poder maior, não é apenas transcendente, mas também está presente em tudo. v Espiritualidade é o sentimento profundo de interconexão de todas as coisas. Não apenas todas as coisas estão relacionadas e afetadas umas pelas outras mas, mais forte ainda, tudo é parte do todo. Além disso, ser espiritual é examinar as conexões entre produtos e serviços de alguém e o impacto que eles têm no meio ambiente. v Espiritualidade é integralmente conectada à paz e calma interior. Para isto, não se pode afastar-se do mundo. Alcança-se paz e calma ao fazer-se o bem. v Espiritualidade provém a qualquer um com uma fonte inesgotável de fé e força de vontade. Conseqüentemente, isso nos dá o poder e o desejo de persistir em face da aparente falta de esperança e dos obstáculos insuperáveis. Ela nos fortalece a prosseguir na boa luta pelas causas justas. Ela nos permite perseverar não importa como. v Finalmente, espiritualidade e fé são in- separáveis. Não se deve acreditar ou praticar a bondade porque se possa provar que seus efeitos irão acrescentar mais na linha de lucro, mas por um propósito pessoal, isto é, como um fim em si mesmo. Portanto, conforme pudemos observar, a idéia de espiritualidade evoca mui- tas coisas ou muitas dimensões – em concordância com Neck e Milliman VARIÁVEIS PROPOSTAS AUTOR(ES) QUADRO1 - DIMENSÕES DA ESPIRITUALIDADE McCormick (1994) Laabs (1995) Leigh (1997) Milliman et. al. (1999) Bruce (2000) v Compaixão; correto meio de vida; serviço desinteres- sado; trabalho como forma de meditação; e pluralismo. v Equilíbrio, confiança, harmonia, comunicação, valores, missão, honestidade e cooperação. v Confiança, harmonia, valores e honestidade. v Senso de causa, comunidade, empowerment , trabalho ético, rica expressão emocional e uma força de trabalho altamente satisfeita baseados no estudo de caso de Southwest Airlines. v A busca pessoal por significado e valores, um senso de vocação, temor, admiração, altruísmo e comprometimento com o melhoramento do mundo. Espiritualidade no ambiente de trabalho 114 R E V I S T A D A E S P M – JANEIRO / FEVEREIRO DE 2007

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