Revista da ESPM JAN-FEV_2007

138 R E V I S T A D A E S P M – JANEIRO / FEVEREIRO DE 2007 Leit ura RECOMENDADA ALFREDO ASSUMPÇÃO Gestão sem medo – muito se pode criar, tudo se pode mudar Editora Saraiva São Paulo, 2006 248 p. – R$ 34,00 O livro propõe o encontro de um caminho para uma liderança sincera e justa, como – em geral – se idealiza ser possível praticar. Autobiográ- fico, o livro transcreve um estilo de gestão que, embora calcado na experiência acadêmica e administrativa do autor, está fundamentado no respeito com que procurou sempre lidar com o ser humano. “Afinal”, escreve, “podemos ser um recurso humano, mas antes somos seres hu- manos, e precisamos ser tratados como tal, para que possamos continuar a dedicar grande parte de nossas vidas a um objetivo maior do que os nossos objetivos profissionais e pessoais”. Alfredo JoséAssumpção é economista pela Facul- dade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro, pós-graduado em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Fundação Getulio Vargas e mestre em Gerência de Recursos Humanos pela Pacific Western University. MICHAEL NEWMAN As 22 consagradas leis de propaganda e marketing Editora M.Books São Paulo, 2007 266 p. – R$ 65,00 O marketing precisa de um impulso criativo, para alcançar o coração das pessoas. Portanto, como fazer para saltar, cheios de confiança, da séria convencionalidade do mundo dos dados e das cifras apresentadas na sala de diretoria, para o âmbito vivido da imaginação? Este livro mostra como visualizar o futuro da Propaganda e Publicidade através de caminhos iluminados por gurus e personalidades de todo o mundo, e a utilização do que os autores chamam de “regras irrefutáveis” da propaganda e publicidade nos processos de criação. Experts de todo o mundo reuniram-se para este projeto, para que pudessem revelar com clareza a mágica prática que tornou a propaganda deles tão bem-sucedida. Seus conselhos proporcionam uma visão crítica, mais sutil, intuitiva e perceptiva sobre a propaganda. Michael Newman estudou Direito antes de iniciar sua carreira profissional em Propaganda. Foi Dire- tor de Criação da Saatchi & Saatchi, tendo partici- pado até 2001 do Conselho Mundial de Criação. É o fundador do Ideas Company Brandnewman. Em dezembro de 2003, lançou a rede de agências da M&C Saatchi, DNA, na Austrália. ROBERTO SIMÕES A Propaganda no Brasil – evolução histórica Organização e comentários de Roberto Corrêa Instituto Cultural ESPM Editora Referência São Paulo – 2006 206 p. – R$ 25,00 A partir de um artigo publicado sobre a História da Propaganda Brasileira,na revista PROPAGANDA de fevereiro de 1982, pelo jornalista e professor Roberto Simões, o Instituto Cultural da ESPM verificou que se tratava de um interessante de- poimento – rico em informações, principalmente sobre o período anterior a 1960 – e decidiu transformá-lo em livro póstumo do autor. Foi confiada ao Prof. Roberto Corrêa a tarefa de organizar o material em capítulos, com os necessários comentários, esclarecimentos e revisões de texto para transformar o que era – em princípio – uma matéria jornalística numa obra que pudesse servir de consulta e referên- cia para os estudiosos da nossa propaganda. Pesquisadores do Instituto Cultural da ESPM também fizeram uma cuidadosa verificação das ilustrações utilizadas, alterando e adaptando, quando necessário, e referenciando-as quanto à origem. O resultado foi este livro. Roberto Simões nasceu no Rio,em 1930,e faleceu em S. Paulo, em 1989. Formado em Psicologia e Administração de Empresas, destacou-se como professor, jornalista e consultor. Publicou diversos livros, entre eles: Introdução à Técnica de Reunião (1970), Legislação da Propaganda (1972), Iniciação ao Marketing (1973), Marketing Básico (1976) e Introdução à Promoção de Vendas (1977). Coordenou e escreveu diversos capítulos de Comunicação Publicitária (1978).

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