Revista da ESPM JAN-FEV_2007
139 JANEIRO / FEVEREIRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M DARREN ROVELL Gatorade: primeiro lugar na sede Editora M.Books São Paulo, 2007 223 p. – R$ 69,00 Com informações sobre negócios e marketing, o livro mostra, de forma atraente, os caminhos percorridos pelo produto no mercado mundial de bebidas esportivas. Trata-se da história bem- sucedida de um produto, de uma empresa, e o fascínio por uma bebida esportiva. Tendo tido acesso direto aos inventores, profis- sionais de marketing, analistas, observadores e figuras fundamentais da empresa, o autor apresentra os primeiros protótipos e o interesse comercial e financeiro que literalmente explodiu logo depois dos primeiros êxitos da bebida no dia-a-dia do esporte. O livro traz informações sobre as negociações, as batalhas, os litígios, as fusões e aquisições, as estratégias de produto e as “jogadas” de sorte. Darren Rovell é um escritor especializado em matérias sobre negócios esportivos. Atua, desde 2000, como jornalista e repórter para a ESPN. com, onde participa de vários programas de rádio e TV. VIVIAN IARA STREHLAU/RENATO TELLES Canais de marketing & distribuição – conceitos, estratégias, gestão, modelos de decisão Editora Saraiva São Paulo, 2006 176 p. – R$ 59,00 Combinando rigor e simplicidade, a obra funciona como referência para situações de avaliação e simulação de gestão, que envolvem os canais de marketing. Cobrindo diversas áreas, introduz o tema do composto de marketing para, em seguida, apro- fundar-se no “P” da distribuição (place), incluindo estrutura, configuração, arquitetura, entre outros. Além de analisar a operação e as bases para gestão de logística, atacado e varejo, traz temas atuais como os canais eletrônicos e os modelos de decisão. Renato Telles é economista pela FEA/USP, en- genheiro pela EP/USP e físico pelo IF/USP; além de mestre em Administração pela FEA/USP e doutorando pela mesma instituição. É professor da ESPM, da FAAP e da FACESP/FECAP. Vivian Iara Strehlau é mestre e doutora em Admi- nistração de Empresas com ênfase emMarketing pela FGV-EAESP. Exerceu a coordenação dos cur- sos de pós-graduação lato sensu da Universidade Mackenzie, é professora dos cursos de graduação da ESPM e do IBMEC, em São Paulo. LIVIA BARBOSA/COLIN CAMPBELL (ORGANIZADORES) Cultura, consumo e identidade Editora FGV São Paulo, 2007 204 p. – R$ 27,00 Por que as pessoas sentem prazer em consumir e vergonha e culpa em admiti-lo? Neste livro os pesquisadores buscam fundamentar as relações entre cultura, consumo e as diversas concepções de pessoa, indivíduo, relações sociais, formas de mediação e comunidades a que o consumo está ligado no mundo contemporâneo. É necessário investigar as diversas modalidades que as atividades de adquirir, fruir, manipular e ressignificar bens e serviços adquirem na vida das pessoas e dos grupos sociais da sociedade moderna em oposição a outros universos so- ciais. O objetivo dos pesquisadores é explorar alguns pressupostos fundamentais que podem ser considerados subjacentes ao fenômeno do consumo moderno. Lívia Barbosa é doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação do Museu Na- cional; mestre em Ciências Sociais pela Universi- dade de Chicago; professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense e professora e pesquisadora convidada da Escola Superior de Propaganda e Marketing e do Centro de Altos Estudos da Escola de Propaganda e Marketing da ESPM.
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