Revista da ESPM JAN-FEV_2007

140 R E V I S T A D A E S P M – JANEIRO / FEVEREIRO DE 2007 ES PM Leit ura RECOMENDADA MARIO ERNESTO RENÉ SCHWERINER Comportamento do Consumidor Identificando Necejos e Supérfluos Essenciais Editora Saraiva São Paulo – 2006 240 p. – R$ 46,00 O autor chama de Necejos “os desejos tão po- derosos por prazer, posses ou ostentação que o consumidor os eleva à condição de neces- sidades (sintéticas), principalmente pela ação da propaganda e do marketing, e sofre ao não poder satisfazê-los”. Que motivos conduzem aos Necejos e como eles compõem o “Eu-ideal” do consumidor? Necejos por produtos e serviços conduzem ao prazer ou à felicidade? Qual a diferença entre ambos? Como os Pecados Capitais soberba, avareza e inveja fundamentam o comportamento consumista e quais seus efeitos negativos e positivos? A obra do prof. Mario René enfoca o mercado sob dois prismas – aparentemente antagônicos – que o autor denomina de “forquilha do consumo”, representada pelo símbolo ‘Y’, e constitui-se em foco central do livro: a haste das empresas obje- tiva dinheiro forçando vendas e a do indivíduo o questiona sobre quanto ele precisa consumir para ser feliz. Trata-se de um livro original e instigante, que proporciona subsídios tanto aos estudiosos da matéria – sejam alunos ou professores – como aos profissionais. Mario Ernesto René Schweriner foi executivo de Marketing/Comunicação, em organizações de grande porte, e atualmente dedica-se ao ensino e à pesquisa. É chefe do Departamento de Humanas e coordenador de Pós-Graduação em Ciências do Consumo Aplicadas da ESPM. Pesquisador e especialista sobre o tema, é autor de vídeos e de artigos. Formado emAdministração de Empresas pela FGV, é mestre em psicologia pela USP, e está concluindo doutorado em Ciências da Religião. GUSTAVO GOMES DE MATOS A cultura do diálogo – uma estratégia de comunicação nas empresas Editora Campus/Elsevier São Paulo, 2007 168 p. – R$ 29,90 O livro destaca, como linha mestra da comu- nicação eficaz, saber ouvir o outro (relação interpessoal) e a si mesmo (relação intrapessoal). Nos planos pessoal, profissional e empresarial o “saber ouvir” é condição básica para a superação de desafios e o alcance de grandes conquistas. Mais do que uma política de comunicação em- presarial, o sucesso da comunicação interna depende basicamente da consolidação da Cultura do Diálogo e de um ambiente de abertura para a comunicação e compartilhamento de informações, opiniões e sentimentos. A Cultura do Diálogo é construída pela disposição, ao mesmo tempo íntima e coletiva, de abertura para a comunicação. É através do relacionamento humano que amadurecemos idéias, planos e emoções. É pelo caminho da comunicação e do diálogo que evoluímos, tanto nos ambientes organizacional e social, quanto nas dimensões pessoal e existencial. A Estratégia da Comunicação Interna é uma filosofia de coexistência, sintonizada com a es- sência comunicadora, característica intrínseca ao funcionamento saudável de todo organismo vivo. Nesse sentido, a função estratégica da comuni- cação interna é destacada como fundamental para a concretização de um ambiente de entendimento, integração, cooperação, produtividade, qualidade, comprometimento e motivação no trabalho. Gustavo Gomes de Matos é jornalista, com pós-graduação em Administração de Recur- sos Humanos e especialização em Economia. É também escritor, professor e consultor de Comunicação Corporativa. ROBERTO CORRÊA Comunicação integrada de marketing – uma visão global Editora Saraiva São Paulo, 2006 280 p. – R$ 53,00 Citando como fonte a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP), Roberto Corrêa afirma que o Brasil é a 12.ª economia do mundo e a 3.ª em investimento publicitário, o que demons- tra a importância do setor no país. Inicialmente desenvolvido como trabalho de tese de doutorado, o livro atua em dois mundos paralelos: o acadêmico e o de negócios, apre- sentando um panorama da comunicação publi- citária e buscando desvendar os meandros da comunicação global e as dificuldades estratégi- cas enfrentadas pelas empresas etnocêntricas e suas possíveis soluções. Roberto Corrêa é formado em Economia pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutor em Administração de Empresas pela FGV – com especialização em Marketing.

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