Revista da ESPM JAN-FEV_2007
P odemos situar o conteúdo desta edição da nossa Revista entre dois pontos extremos. De um lado, estão as opiniões de especialistas em consumo como Georges Chetochine e Paco Underhill que enxergam o consumidor de hoje sob a ótica do varejo. Para eles, é o ritmo frenético do varejo que determina a natureza do marketing e a competição entre as marcas. Sugerem que o consumidor de hoje é leal às grandes redes varejistas, muito mais do que às marcas tradicionais. Portanto, trata-se de uma questão essencialmente pragmática sobre quem tem mais poder: o varejista ou o fornecedor. No outro ex- tremo, estão as preocupações reveladas pelos participantes da nossa mesa-redonda, preocupados com a sustentabilidade do planeta e os aspectos éticos do consumo. Entre esses extremos estão as preocupações do dia a dia: como adivinhar os anseios do consumidor e como atendê-los melhor do que os concorrentes. Aqui também as mudanças estão ocorrendo com rapidez. A propaganda, que sempre foi um instrumento educativo do consumidor, assume agora uma feição elitista e parte do princípio de que não há mais vantagens concretas a demonstrar nos comerciais. Como disse Georges Chetochine, como criar diferenças, quando elas não existem mais? Cria-se um vazio, que as grandes redes de varejo aproveitam para atrair multidões, não mais atrás de marcas, mas do crédito... Mas é impossível generalizar. Omercado é cada vez mais segmentado e o comportamento de cada grupo influenciado agora por mídias altamente especializadas, como o mundo digital. Enfim, parece que até a natureza humana está mudando, num mundo em que nada mais é sagrado, ou duradouro. Francisco Gracioso Edi torial EXPEDIENTE C ONSELHO EDITORIAL Francisco Gracioso – Presidente Alex Periscinoto Alexandre Gracioso Jacques Marcovitch J. Roberto Whitaker Penteado E DITOR J. Roberto Whitaker Penteado MTB n o 178/01/93 e-mail: jrwp@espm.br C OORDENAÇÃO E DITORIAL Lúcia Maria de Souza E DITORA DE A RTE Miriam Duenhas C APA Edson Konioshi – Packing.Design I MAGENS NÃO CREDITADAS ● Arttoday ● Keystone R EVISÃO Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio Carlos Moreira P UBLICIDADE e-mail: revista.comercial@espm.br PARA ASSINAR, LIGUE: (0XX11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (0XX11) 5085-4646. SITE: WWW.ESPM.BR MUDAMOS OS CONSUMIDORES OU MUDAMOS NÓS? I MPRESSÃO Editora Referência Rua François Coty, 228 – CEP 01524-030 Tel.: (11) 6165-0766 – Fax: (11) 272-6921 e-mail: grafica@editorareferencia.com.br R EDAÇÃO Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 – Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br D ISTRIBUIDOR E XCLUSIVO Fernando Chinaglia Distribuidora S/A R EVISTA DA ESPM – uma publicação bimestral da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores. Professores, pesquisadores, consultores e executivos são convidados a apresentarem ma- térias sobre suas especialidades, que venham a contribuir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da administração em geral, do marketing e das comunicações. Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato com a coordenadora editorial. I NSTITUIÇÃO M ANTENEDORA C ONSELHO D ELIBERATIVO Armando Ferrentini – Presidente ● Altino João de Barros ● Avelar Vasconcelos ● Geraldo Alonso Filho ● Hiran Castello Branco ● João De Simoni Soderini Ferracciù ● José Francisco Queiroz ● Luiz Marcelo Dias Sales ● Roberto Martensen ● Sergio Reis C ONSELHO F ISCAL Alex Periscinoto ● Decio Clemente ● José Heitor Attilio Gracioso C ONSELHEIROS A SSOCIADOS AlexPeriscinoto ● AltinoJoãodeBarros ● ÁlvaroNo- vaes ● Antonio JacintoMatias ● Armando Ferrentini ● Avelar Vasconcelos ● Christina Carvalho Pinto ● Decio Clemente ● FranciscoMesquitaNeto ● Geral- do Alonso Filho ● Hiran Castello Branco ● João De Simoni Soderini Ferracciù ● João Roberto Marinho ● João Vinicius Prianti ● José Francisco Queiroz ● JoséHeitorAttilioGracioso ● LuizFernandoFurquim ● Luiz Marcelo Dias Sales ● Octávio Florisbal ● Petrônio Corrêa ● Ricardo Fischer ● Roberto Civita ● Roberto Duailibi ● Roberto Martensen ● Sérgio Reis ● Waltely Longo .
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx