Revista da ESPM JAN-FEV_2007

R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2006 Ín dice 28 46 52 76 ENTREVISTA GUSTAVO ALBERTO CORRÊA PINTO O espírito das (nas) empresas CELSO NUCCI A espiritualidade nas empresas nada tem a ver com religião ou com práticas religiosas, mas com a consciência que pode se desenvolver dentro das companhias com relação ao lugar que ocupam no mundo e à maneira como se relacionam com ele. A influência da religião sobre as empresas FRANÇOIS SOULAGES O artigo discute as relações entre ética religiosa do trabalho e os processos gerenciais na grande empresa capitalista. Partindo dos pressupostos desenvolvidos por Max Weber, o autor analisa dois casos distintos: o grupo francês PSA (Peugeot e Citroën) e o parque industrial de Kayseri (na Turquia). Notas sobre religião e empresa no caso Odebrecht VLADIMIR SAFATLE O artigo analisa a maneira com que o Grupo Odebrecht foi marcado por uma articulação cerrada entre ética do trabalho de cunho religioso e práticas gerenciais. O reavivamento de tal articulação pode aparecer como recurso cada vez mais utilizado em uma realidade de precarização do trabalho e dos vínculos empregatícios, como a nossa. A virtude (quem diria...) paga dividendos FRANCISCO GRACIOSO Por que se preocupar com o conteúdo espiritual ou humanístico de nossa filosofia de gestão? As respostas são variadas e vão desde as convicções pessoais dos administradores até a percepção de que a empresa-cidadã pode ser um bom negócio. ENTREVISTA IVES GANDRA MARTINS Indicadores da empresa com e sem alma FRANCISCO GOMES DE MATOS São comuns as distorções conceituais sobre a visão espiritual e suas aberrações na prática das organizações. O consultor Francisco Gomes de Matos apresenta os indicadores claros que denunciam a perda de alma de uma organização, assim como são evidentes as identificações da empresa que preserva e desenvolve sua Alma. A sociedade dos executivos mortos PEDRO ERNESTO FERNANDES Haverá vida após a morte? E, se houver, será que em algum lugar desconhecido se reúnem as diretorias de empresas que não foram felizes nos negócios? 12 36 58 70

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