Revista da ESPM JAN-FEV_2007
Francisco Gomes de Matos 73 JANEIRO / FEVEREIRO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M INDICADORES DA EMPRESA SEM ALMA CULTURA FECHADA v O egocentrismo organizacional é a característica básica – toda a empresa voltada aos problemas e ao ganho ime- diatistas, sem visão estratégica. v Estímulo ao fundamentalismo corporativista que exclui da mesa todos os que não se beneficiam diretamente do poder. PODER AUTORITÁRIO v Estilo de dominação em que a característica é submeter e não for- mar parceiros co-responsáveis. ARQUIPÉLAGO ORGANIZACIONAL v A fragmentação, por meio de ilhas de poder e o estabeleci- mento de situações de privilégio. LUCRO OBSESSIVO v Centralização no mercado como bem supremo em estímulo à concen- tração da riqueza – ânsia pelo ganho ilimitado, sem sentido social. DESVALORIZAÇÃO HUMANA v Manipulação das consciências e das vontadespelaqualoobjetivodaempresa não é o objetivo da pessoa humana. COMPETIÇÃO PREDATÓRIA v Estímulo ao individualismo em que todos passam a ser tratados como concorrentes e inimigos. BUROCRATIZAÇÃO v Rigidez mental e regulamentar, quando o processo torna-se mais importante que o objetivo. FLEXIBILIDADE CAÓTICA v O falso informalismo, como con- seqüência das crises de comando, de comunicação e de relacionamento. IDOLATRIA DA RAZÃO v A racionalidade bloqueadora da inteligência, da emoção e do sonho. CRIATIVIDADE DESESTIMULADA v Ênfase a paradigmas de eficiência e descrédito à liberdade de criar. INFELICIDADE ASSUMIDA v Culto ao trabalho duro, conflito não administrado, perfil de executivo frio e inflexível. MIOPIA ESTRATÉGICA v Administração reativa, focada nos problemas e no ganho a curto prazo. ESPIRITUALIDADE DOENTIA v A manipulação do espírito como estímulo à produtividade é prática sutil, camuflada pelo marketing do sentimentalismo , que resulta na es- piritualidade sem Deus. Esses indicadores da empresa sem alma povoam o inconsciente das or- ganizações como condicionamentos do velhomodelode burocracia, que se traduz, por meio de embalagens pro- mocionais , em falsa modernidade. 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 13) 12)
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