Revista da ESPM JAN-FEV_2007
Espiritualidade nas organizações: nova era de negócios 84 R E V I S T A D A E S P M – JANEIRO / FEVEREIRO DE 2007 e prefere gurus e “facilitadores” que nos ajudam na introdução a novas experiências. A verdade externa ao self não pode ser confiável. Ela tem de estar embasada no nosso sentir, na nossa intuição e conectada ao nosso eu interior que deve ser utilizado como informante privilegiado de nossos julgamentos, decisões e escolhas. Nesta perspec- tiva, o indivíduo funciona como a sua própria fonte de orientação. Ex- perimentar o nosso verdadeiro self é conhecer a Deus, a verdadeira fonte de vitalidade, criatividade, amor, tran- qüilidade, sabedoria e poder, e tudo o mais que envolve uma vida perfeita. Por exemplo, Roger Evans e Peter Rus- sel, discutindo o que é um “gerente criativo” – no livro Creative Manager (1989) –, enfatizam a importância de ouvir a sabedoria interior de cada um de nós. Um outro aspecto da ética do self diz respeito ao exercício da respon- sabilidade. As pessoas se tornam inteiramente responsáveis quando se tornamconscientes de que existe uma alternativa à vida anterior e a estratégia de culpar a sociedade por aquilo que está errado com a vida de cada um de nós. Esta importância atribuída à internalização do locus de autoridade serve para garantir que muitos New Agers acreditem que eles, e apenas eles, são os responsáveis por suas vidas.Alocar reponsabilidade a outros é alocar responsabilidade àqueles que podem estar operando fora de seus egos autênticos e, portanto, incapazes de poderem, realmente, escolher. A importância atribuída à autonomia da experiência individual significa também que ninguém deveria tentar interferir na vida dos outros e até mes- mo da sociedade através da tentativa de tomar a si responsabilidades sobre a vida dos outros. Portanto, alguns New Agers acreditam que exercer respon- sabilidade em relação a outros é, sim- plesmente, encorajar a dependência dessas pessoas. Outros, por outro lado, se acham responsáveis por tudo, pois como os outros não estão de posse de seus próprios egos, eles precisam ser informados para escolherem mudar. Qualquer que seja o caso, os New Agers geralmente insistem que eles são capazes de se apoiaremna sua es- piritualidade interior paramelhorarem a sua saúde, a sua prosperidade e as suas relações, aumentando a eficácia da auto-responsabilidade. NOVA ERA, EMPRESAS E NEGÓCIOS Como estes princípios são implemen- tados e qual o impacto deles para as pessoas e os negócios? Existem várias metabolizações da NE dentro das organizações e no inte- rior do mundo dos negócios. Desde aquelas que priorizama produtividade mágica, dando pouca importância ao trabalho e à produtividade, focando o uso de dispositivos e fórmulas mági- cas, às quais são atribuídas grande
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