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revista de jornalismo ESPM | cJR 37 a primeira guerra fotografada “profissionalmente” foi a da Crimeia, região ao sul da atual Ucrânia, entre os anos de 1853 e 1856, numa ação expansionista do então império russo, guiado pelo czar Nicolau 1º contra os aliados do Reino Unido. Desde então, muita coisamudou na cobertura de con- flitos, mas a região, um século e meio depois daquelas bata- lhas, volta a ser palco para o fotojornalismo por razões seme- lhantes, envolvendo a Ucrânia e a Rússia. Roger Fenton (1819-1869), britânico de Lancashire, fez cen- tenas de fotos da disputa na Crimeia para ilustrar as maté- rias de William Russell para o Times . Entretanto, era uma visão bem peculiar a sua, com imagens quase sempre orga- nizadas – e muitas vezes montadas – de modo muito dife- rente do que vemos hoje. Fenton largou a fotografia em1862, mas suas imagens semi- nais ainda hoje propõemuma discussão sobre a credibilidade dos registros fotojornalísticos, aposiçãode seus autoresperante a sociedade, bem como o próprio conceito do jornalismo. Nos anos 1930, os equipamentosmuito pesados do inglês – negativos de vidro 8x10’’ para produção em colódio ou caló- tipo –, os chamados processos históricos, foram substituídos pelas câmeras mais leves 6x6 cm e pela novidade que iria marcar o meio tecnicamente, a câmera Leica de negativo 35 mm, criada em 1913 pelo engenheiro alemão Oskar Barnack e colocada no mercado em 1925. Com isso, pôde ser plena- Roger Fenton/latinstock Enviado pelo governo inglês para registrar os acontecimentos, o fotógrafo Roger Fenton (1819-1869) foi o autor da primeira cobertura de uma guerra com enfoque jornalístico. A captura era feita por câmeras de grande formato, no processo colódio (wet plate) . Vinte e dois mil soldados americanos perderam a vida no combate, também conhecido como a Batalha de Antietam, por causa do riacho que leva esse nome. A guerra civil, de 1861 a 1865, teve ampla cobertura com imagens em processo wet plate. (Na página ao lado) As primeiras guerras No acostamento ROGER FENTON, CRIMEIA, 1855 MATTHEW BRADY, SHARPSBURG, EUA, 1862

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