RJESPM 11

revista de jornalismo ESPM | cJR 45 O garoto que se imagina herói deu ao fotógrafo de uma agência independente o Prêmio Esso de 2005. Eu tenho a força EVANDROMONTEIRO, SÃO PAULO, 2005 do Brasil ou no exterior, como no Afeganistão, no Iraque e mais recentemente na Ucrânia. Novos paradigmas para a profissão também surgiram com as câmeras DSLR (digital single lens reflex), que fil- mam, alterando o panorama para o novo profissional, que não se limita mais ao estático, como demonstra a inclu- são, em2013, de categoriasmultimídia no prêmio daWPP. Das pesadas câmeras deFenton aos leves e potentes gad- gets, o que não muda mesmo é o posicionamento do foto- jornalista. Apostura continua sendouma importante ferra- menta na compreensão da história, na reavaliação da vida e na definição entre a civilização e a barbárie. ■ juan esteves é fotógrafo e crítico de fotografia, com passagens por diversas publicações brasileiras, como Folha de S.Paulo , Veja , IstoÉ , Elle e Época . Tem fotos publicadas em vários países. É necessário estar familiarizado com a geografia, saber os próprios limites e ter muita agilidade para entrar na favela da Rocinha. (Na página ao lado) Féretro no morro ANA CAROLINA FERNANDES, RIO DE JANEIRO, 2013 Evandro Monteiro

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx